Ar-condicionado do carro eleva muito o consumo de combustível?

Muitos motoristas acham que o seu veículo vai gastar muito mais quando acionam o item. Há também dúvidas sobre coisas como a velocidade ligada do ar no máximo, consumirá mais que quando no mínimo

Os motoristas entendem, em grande parte deles, que o uso do ar-condicionado faz o consumo de combustível aumentar em seu veículo. Porém, há uma dúvida se esse consumo elevado acontece mesmo e a sua proporção em caso de você utilizar o ar na velocidade mínima ou máxima.

O mecânico Arlindo de Souza aponta que não há uma diferença muito grande em termos de consumo ou mesmo de potência quando se mexe na temperatura ou na velocidade do ventilador do carro.

Leia também: Como tirar o mau cheiro do ar condicionado do Carro.

Ela aponta que, quando se eleva a temperatura, isso vai alterar a proporção da mistura do ar quente, que segue para a cabine do veículo depois que entra em contato com o motor a combustão, com o ar frio, o qual vai ser refrigerado pelo ar-condicionado.

Em ambas as situações o compressor, que vai ocasionar um aumento pequeno de consumo do combustível, vai continuar com seu funcionamento e exigirá a mesma carga de força que é produzida pelo motor do carro.

Isso também se adere para os sistemas de controles alterados manualmente e para os digitais em multizona. Para os digitais, certos modelos podem fazer com que o compressor fique desacoplado por tempo determinado quando a temperatura ideal consiga ser alcançada. Arlindo dá conta que o consumo vai ser minimamente elevado com o ar-condicionado ligado, mas caso o motorista queira uma economia total, ele terá que desligar o sistema, não importando a sua velocidade.

O mecânico também comentou sobre o momento que se desliga o ar-condicionado durante uma ultrapassagem, onde ocorre um ganho de potência imediato. Isso acontece, segundo Arlindo, pois quando se desliga o sistema de ar-condicionado, não será necessário que o motor a combustão acione a correia que faz com que o compressor trabalhe.

Colaço dá conta que o carro poderá ganhar de maneira imediata aproximadamente 5 cavalos de potência com o desligamento do ar-condicionado. Ele explica que a diferença se vê em maior grau em carros com motor 1.0.

Um adendo que o mecânico faz é que, no momento que desligar o seu ar-condicionado e abrir os vidros do veículo, de acordo com a sua velocidade, o arrastro aerodinâmico que vai ser ocasionado pelos vidros que foram abertos, poderá não compensar esse ganho em termos de potência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo