Sarau na Casa Fernando Pessoa comemora aniversário do poeta português

Os artistas que quiserem se apresentar devem entrar em contato com a Casa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dia 13 de junho, Fernando Pessoa completaria 128 anos, mas seu aniversário será comemorado no próximo dia 18, sábado, no espaço que leva o seu nome: Casa Fernando Pessoa MS. Como sempre acontece, o espaço é aberto a todas as manifestações artísticas. Sendo assim, a poesia de Fernando Pessoa terá o acompanhamento de dança, teatro, música, e artes visuais, tudo isto acompanhado de uma degustação onde o conceito de compartilhamento se faz presente na medida que os participantes são convidados a levarem  algo de comer ou beber para oferecer ao outro.

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 e morreu nessa mesma cidade, no dia 30 de novembro de 1935, aos 47 anos. Notabilizou-se por ser mais do que um poeta, mas um criador de poetas. Mais de 100 heterônimos ou personagens foram criados por ele, com destaque para Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

O jornalista e arte-educador Sílvio Santana, admirador do bardo português, acredita que a mania do poeta de criar esses heterônimos, que eram personagens diferentes entre si, vem da necessidade de busca de sua identidade: “não sei quantas almas tenho?”. “É na junção dos mais variados personagens que ele procura encontrar sua essência”, suspeita Sílvio.

O jornalista tornou sua casa o endereço de Fernando Pessoa em Campo Grande com o objetivo de assim poder melhor divulgar a obra do poeta português, que, ao lado de Luiz de Camões, representa o mais alto lugar na poesia lusitana. “Em 2006, aproveitei a data de meu aniversário para, em vez de ganhar presentes dos meus amigos, dar a eles um presente de valor inestimável: poemas de Fernando Pessoa e, de outros poetas também. Desde então já se foram dez saraus, todos eles com nome de poemas desse poeta, como “Dobrada à moda do Porto”, “Tabacaria”, “O Guardador de Rebanhos”, “Como um Girassol”. O mote é sempre Fernando Pessoa, mas muitos outros poetas passaram pelo sarau, que não é só de poesia, é também de música, teatro, dança, artes visuais e gastronomia.

Serviço:

O que?       – Sarau de aniversário de Fernando Pessoa

Onde?        – Casa Fernando Pessoa, Avenida Coronel Porto Carreiro, 502 – Vilas Boas, em frente à Praça do Peixe

Quando?    – Sábado, 18 de junho, a partir das 20 horas

Quanto?     – Colaboração espontânea

Detalhe:      – Para degustação, traga alguma coisa que você gostaria de oferecer aos demais convidados.

Mais informações 9926-9330 ou ssantanadesouza@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo