Decisão do Warm Up em aberto para velejadores da C30

Definição será neste fim de semana (11 e 12/6) em Ilhabela, com apenas três pontos separando os três primeiros colocados da classe.

+Realizado, liderando a etapa (Edu Grigaitis / Balaio)

+Realizado, liderando a etapa (Edu Grigaitis / Balaio)

São Paulo (SP) – O vencedor da equilibrada classe C30 na segunda etapa do Circuito Ilhabela de vela oceânica será conhecido neste domingo (12) em Ilhabela após as regatas complementares da disputa iniciada no fim de semana anterior na Capital Nacional da Vela. A definição da etapa considerada como Warm Up para a Semana de Vela, em julho, está em aberto. O barco +Realizado (nove pontos perdidos) lidera com dois pontos de vantagem sobre o Kaikias (11pp), que está apenas um ponto à frente do terceiro colocado, Caballo Loco (12pp), após quatro regatas.

O trimmer (regulador) da vela balão do +Realizado, Ricardo Apud, sabe que a tripulação terá de lutar para manter a liderança. “Neste fim de semana deveremos ter vento parecido com o do último domingo e a disputa seguirá acirrada. Porém, segundo as previsões, as condições do mar devem estar mais difíceis o que impõe mais riscos e desafios. Vamos manter a concentração e aproveitar a vantagem que possuímos”. No domingo anterior (5) as rajadas de sudoeste atingiram 22 nós (40 km/h), com forte correnteza sul no Canal de São Sebastião, além do frio, que estará ainda mais intenso nas regatas decisivas.

Kaikias, na briga pelo Warm Up (Edu Grigaitis / Balaio)

Kaikias, na briga pelo Warm Up (Edu Grigaitis / Balaio)

A primeira etapa, em março, registrou o mesmo equilíbrio. O Caballo Loco venceu o Caiçara por um ponto, que ficou à frente do Barracuda com igual vantagem. “Na C30, pequenos detalhes fazem muita diferença. É por isso que adoramos essa classe”, define Apud. O comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, destaca a importância do Warm Up. “É uma fase muito esperada da Copa Suzuki, porque além de fazer parte do campeonato que mais aponta a qualidade das tripulações da C30, é um treino especial para a Semana de Vela”, também com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Na visão de Dottori, o principal fator da C30 é a possibilidade de vitória aberta a todas as tripulações, o que mantém a motivação sempre elevada para se velejar. “A equipe mais bem treinada é a do Caiçara, do comandante Marcos Cesar, por isso é merecidamente a atual campeã do Circuito Ilhabela. Nós os vencemos por um ponto na primeira fase dessa deliciosa disputa, mas como diz a velha máxima do esporte: o jogo só acaba quando termina”, alerta Dottori.

Frio e “suduca” – As regatas deste fim de semana exigirão “roupas de tempo” para que os velejadores suportem temperaturas que não devem ir além de 15°C em Ilhabela. Conforme o Windguru, deve predominar o vento sudoeste, o chamado suduca, entre 11 e 13 nós no início das duas tardes. Ao contrário da abertura do Warm Up, pelo menos não há previsão de chuva. As largadas serão dadas ao meio-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo