IFMS abre Semana do Meio Ambiente 2016 em Aquidauana e Campo Grande

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os campi Aquidauana e Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abrem a Semana do Meio Ambiente 2016 nesta segunda-feira, 30. O evento será realizado pela instituição em nove municípios até sábado, 4, com parte das atividades abertas ao público externo.

Na capital, a Semana teve início nesta manhã com apresentações do coral, de um grupo de dança e de uma peça teatral. Os eventos foram realizados na quadra da sede provisória do IFMS, na Rua Treze de Maio, 3.072.

A programação prevê ainda, no decorrer da semana, visitas técnicas ao Projeto Arara Azul, ao Centro de Educação Ambiental do Imbirussú, à Agência do Futuro Acadêmico da UCDB, à Estação de Tratamento da Águas Guariroba Los Angeles e ao Projeto Florestinha.

Além de palestras, também estão previstas oficinas sobre reciclagem de instrumentos musicais e aplicações para a dança, o corpo e a natureza.

Aquidauana – O evento será aberto às 19h, na Câmara Municipal (Praça Nossa Senhora Conceição, 85), com a palestra “Os resíduos produzidos pela cidade: um panorama do município de Aquidauana”, de Carlos Zannin Júnior, coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária da prefeitura.

Estão previstos ainda minicursos e oficinas sobre reaproveitamento de caixotes, fabricação de sabão caseiro e confecção de armadilha para mosquitos com garrafas PET, entre outros temas. Na programação também constam palestras sobre os mais variados assuntos.

Destaque para o trekking ecológico e a pedalada no Morro do Paxixi e para as ações ambientais no Morro Pimentel (trilha ecológica, caça ao tesouro e rapel) e no Rio Aquidauana (competição de descida do rio a remo e trilha ecológica).

Semana do Meio Ambiente – Com o tema “IFMS e Comunidade: desafios e práticas para proteção ambiental”, o evento é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Até sábado, 4, a Semana será realizada pelo IFMS também em Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A programação completa, por campus, está disponível na página da Semana: www.ifms.edu.br/meioambiente.

Em Naviraí, o evento será entre 13 e 18 de junho, por conta da suspensão das atividades de ensino no município como forma de prevenção à gripe H1N1.

A Semana é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que este ano lançou edital de apoio financeiro à realização das atividades nos campi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo