Sicredi realiza palestra com Roberto Rodrigues na Expoagro

Com o tema: “Agronegócios e Cooperativismo”, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues ministrou palestra, dia 18, em Dourados.

A Sicredi Centro-Sul MS em parceria com o Sindicato Rural de Dourados trouxe para 52ª Expoagro uma palestra com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues. O evento foi realizado ontem, dia 18, no Tatersal do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e fez parte das programações de palestras da Feira de Agronegócios em Dourados.

O evento foi aberto ao público e reuniu cerca de 600 pessoas, entre empresários da região, produtores rurais, profissionais da área e associados, conselheiros, diretores e colaboradores da Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS. Durante a palestra, com o tema: “Agronegócios e Cooperativismo”, Rodrigues apresentou um panorama do agronegócio brasileiro, a importância na economia do país e o papel do cooperativismo para o desenvolvimento do setor.

O ex-ministro expôs que o agronegócio brasileiro é visto pelo cenário mundial com um grande potencial. “O Brasil possui grandes áreas de terras agricultáveis e também uma boa tecnologia para a produção. A população mundial cresce e junto há o aumento da demanda para a agricultura. E poucos países tem condições para atender esta demanda como o Brasil.”

O palestrante pontuou também alguns entraves que o agronegócio brasileiro precisa enfrentar. “É preciso uma estratégia nacional, com o desenvolvimento de políticas públicas, políticas de rendas, políticas comerciais e políticas tecnológicas. Além disso, o país precisa de investimentos em infraestrutura e logística e os agricultores sofrem com o elevado custo de produção causado pela alta do câmbio e da inflação.”

Segundo Rodrigues, políticas macroeconômicas são os vínculos entre o cooperativismo e o agricultor para o desenvolvimento. “A cooperativas tem um papel muito importante no desenvolvimento das regiões, pois estão preocupadas e diretamente ligadas as comunidades. Elas são uma necessidade para as pessoas pela formação de lideranças e por oferecem investimentos e créditos com taxas e juros baixos ao setor, mantendo o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] do país.”

Justamente com foco no desenvolvimento da comunidade e de seus associados, segundo o Presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, que o Sicredi trouxe a palestra com o Roberto Rodrigues para Dourados. “Um dos princípios do cooperativismo é promover a educação, formação e informação da comunidade em que a cooperativa está inserida, contribuindo para o crescimento das pessoas e da região”, afirma o presidente.

Palestrante

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo, agricultor e um grande líder do cooperativismo, da agricultura e da educação. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é presidente do LIDE Agronegócios. No Brasil, destacou-se como dirigente de cooperativas agrícolas e de crédito rural em São Paulo, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) por dois mandatos e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (de 2003 a 2006).

No âmbito internacional, Rodrigues foi o único não-europeu a presidir a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e foi nomeado, no Ano Internacional das Cooperativas, Embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o cooperativismo mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo