Sectei e Sebrae lançam aplicativo para celular com informações turísticas de MS

Sectei e Sebrae lançam aplicativo para celular que facilita o acesso ao turista de informações sobre a Rota Pantanal Bonito.

Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Campo Grande (MS) – Foi lançado na última quinta-feira, dia 28 de abril, em Bonito, durante a Rota do Desenvolvimento, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e Sebrae, um aplicativo para celular e um sistema de informação dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso do Sul.

O Aplicativo de divulgação dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul (Turms – Rota Pantanal Bonito) disponibiliza a visualização dos produtos e serviços turísticos inseridos nas regiões do Pantanal, Serra da Bodoquena e Faixa de Fronteira que estão inscritos no Cadastur do Ministério do Turismo, em uma plataforma de livre e fácil acesso aos visitantes.

No aplicativo, disponível para iOS e Android, as pessoas encontram informações referentes aos principais roteiros turísticos, dentro da Rota Pantanal Bonito, bem como das empresas credenciadas em hotelaria, alimentação, agenciamento, transporte e de guiamento, além de curiosidades sobre o município que pretendem conhecer.

A Rota Pantanal Bonito é composta por 16 municípios: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sidrolândia e Terenos, e apresenta dez roteiros turísticos por região.

Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Já o Sistema de Informação, Monitoramento e Gestão da Cultura e do Turismo de MS (Simgtur) é um sistema digital integrado on-line de gerenciamento e monitoramento de dados. Permite a constante atualização das informações relativas aos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, além da infraestrutura de apoio que permeia seus principais destinos.

O Simgtur foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar os dados coletados por meio dos formulários do “Inventário da Oferta Turística” do Ministério do Turismo. Gestores públicos municipais, pesquisadores e instituições realizam a inserção de dados oficiais, que são validados por técnicos do governo do Estado e disponibilizados à sociedade.

O sistema possibilita realizar a checagem dos dados coletados e, se necessário, realizar alterações realizadas pelos gestores/pesquisadores; gerar planilhas e exportá-las para os formatos .csv, .excel ou .ods; gerar gráficos interativos ou em imagem para serem utilizados em publicações e documentos impressos. Esses dados são capazes de embasar a elaboração de projetos e políticas estaduais na cadeia produtiva de turismo.

Segundo o superintendente de Turismo, Matheus Dauzacker, o aplicativo e o sistema de informações são duas poderosas e modernas ferramentas de tecnologia de informação que colaboram com a cadeia produtiva do turismo, potencializando a gestão e promovendo a divulgação de Mato Grosso do Sul como destino turístico de grande relevância no cenário mundial. “É para ajudar o turista a conhecer melhor e possibilitar escolher os atrativos do destino”.

O Aplicativo Turms – Rota Pantanal Bonito é de livre acesso a todos os interessados, estando disponível on-line gratuitamente para iOS e Android. Já o Singtur é de acesso permitido apenas aos gestores públicos e pesquisadores, que devem enviar e-mail para suptursectei@outlook.com, solicitando acesso e informando nome, CPF, instituição, cargo e telefone de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo