EDP leva projetos de eficiência energética a mais de 100 mil consumidores no Espírito Santo em 2015

Com investimento de R$ 13,3 milhões, projetos geraram economia de energia estimada em 20.341 MWh/ano.

Distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, instalou projetos de Eficiência Energética em Prédios Públicos do Governo do Espírito Santo (Palácio Anchieta). – Foto: Divulgação

Distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, instalou projetos de Eficiência Energética em Prédios Públicos do Governo do Espírito Santo (Palácio Anchieta). – Foto: Divulgação

Vitória (ES) – Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, divulga os resultados dos projetos na área, que beneficiaram 70,8 mil em 2015. Com investimentos de R$ 13,3 milhões, estima-se que as iniciativas geraram economia de energia de 20.341 MWh/ano.

As ações envolvem iniciativas como planejamento e implementação de projetos de eficiência energética em comunidades, empresas e entidades beneficentes, divulgação de informações sobre práticas sustentáveis, substituição de lâmpadas e equipamentos.

“Os números de 2015 confirmam que nossas iniciativas estão produzindo um impacto positivo concreto na sociedade, estimulando cada vez mais o uso  racional da energia elétrica”, afirma Michel Itkes, vice-presidente de Distribuição da EDP.

A energia economizada com os investimentos da EDP seria suficiente para abastecer uma cidade como Ibatiba por um ano .

Projetos implementados em 2015

Agentes da Boa Energia se destacou como a principal iniciativa da Companhia no ano passado, beneficiando 20.320 clientes. Destinado a famílias de baixa renda, o projeto promove a regularização de unidades consumidoras, melhorando, assim, a qualidade e segurança da energia utilizada. Os moradores também são orientados a se inscreverem no CadÚnico, de modo a terem acesso à Tarifa Social, que inclui desconto de até 65% na conta de luz.

O escopo do programa ainda prevê a mudança nos hábitos de consumo, por meio de dicas oferecidas por funcionários da concessionária, seja por meio de orientações financeira ou de utlização eficiente e segura da energia elétrica.

Adicionalmente, é feita a doação de lâmpadas fluorescentes, em substituição às incandescentes, que em 2015 somou 60 mil unidades distirbuídas, e a regularização e instalação de padrões de entrada, que totalizou 18 mil unidades consumidoras beneficiadas. E, também, é realizado pela projeto a avaliação técnica e substituição de geladeiras antigas com alto gasto de energia por geladeiras de baixo consumo com selo PROCEL.

Envolvendo educadores e alunos para o uso racional e seguro da energia elétrica, o Boa Energia nas Escolas também se configurou como uma relevante contribuição aos projetos de eficiência energética em 2015, ao oferecer material didático para capacitar educadores em instituições de ensino.

Os professores repassaram dicas de eficiência energética a 81.827 alunos em escolas na área de concessão. Para auxiliar a difundir os conceitos e informações básicas sobre o tema, a Companhia também realizou visitas às escolas com o Caminhão da Boa Energia, veículo adaptado para ser um laboratório itinerante com o objetivo de compartilhar conceitos sobre o uso eficiente de energia de uma maneira criativa, com experimentos, jogos, gibis, filmes 3D e até uma maquete que simula o consumo de uma residência.

A EDP promoveu também ações de eficiência energética em entidade beneficentes e hospitais públicos. Entre as iniciativas estão a melhoria nos sistemas de iluminação da entidade beneficente Montanha da Esperança, em Cariacica, e do Hospital São Camilo de Aracruz, em Aracruz, substituindo equipamentos de iluminação de baixo rendimento energético por outros econômicos a LED. A iniciativa promoveu economia com gastos de energia elétrica e maior segurança e conforto para os usuários.

Soluções para diversos tipos de clientes

Em 2015, a Companhia ainda deu início a um importante projeto de eficiência energética no Shopping Vitória. Em fase de implementação, o plano prevê a troca de seis chillers (equipamentos responsáveis pela geração de ar-refrigerado para as áreas comuns do shopping), e quando concluído – nos próximos meses -, os novos equipamentos irão gerar economia de 217.000 kWh/mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo