Projeto Maré Alta: Vendas a todo vapor no verão de Ubatuba (SP)

Projeto Maré Alta do Instituto Arcor Brasil em Ubatuba (SP) – Foto: Divulgação

Projeto Maré Alta do Instituto Arcor Brasil em Ubatuba (SP) – Foto: Divulgação

Estão a todo vapor, na temporada de verão, as vendas dos grupos produtivos estruturados em Ubatuba, litoral de São Paulo, como parte do Projeto “Maré Alta”, apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. Há pontos de venda de biquínis em Picinguba e outros produtos em Cambury.

São estas as duas comunidades que integram o Projeto “Maré Alta” e que montaram oficinas de biquínis e de estamparia como fruto do plano de negócios construído em conjunto. O ponto de venda na vila de Picinguaba, onde estão sendo comercializados os biquínis, fica próximo à praia.  O grande destaque é que as lycras dos biquínis são exclusivas, estampadas com paisagens da região.

Em Cambury o ponto de venda foi instalado na Associação de Moradores e funciona às quintas, sextas, sábados, domingos e feriados.  Lá são vendidos chinelos, camisetas e sacolas que também estão sendo estampados com paisagens das comunidades, de forte influência da cultura caiçara.

O objetivo do Fundo Comunidade em Rede é fortalecer as organizações de base e facilitar a elaboração de projetos territoriais coletivos. O Fundo deriva de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica: Instituto Arcor Brasil, Instituto Holcim, Fundação Otacílio Coser, Fundação Aperam Acesita, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Correa.

No total, são 11 projetos apoiados pelo Fundo, em quatro estados. Além de apoiar projetos em Ubatuba e Bragança Paulista, o Instituto Arcor Brasil é o gestor financeiro do Fundo.

O Projeto “Maré Alta” tem como proponente a APM da Escola Municipal “Iberê Ananias Pimentel” e como parceiros a Associação dos Moradores do Bairro Picinguaba, Associação de Moradores e Amigos do Cambury, Fundação Pró-Tamar, Instituto Bacuri, Prefeitura de Ubatuba – Escola Municipal “Maria do Carmo Soares” e Secretaria Municipal da Educação.

Além da linha de geração de renda, materializada com a montagem da oficina de confecção de biquínis na vila de Picinguaba e da oficina de estamparia, em Cambury, e que já contam com ponto de venda local, o Projeto “Maré Alta” tem realizado, de forma compartilhada entre os parceiros da rede, atividades como exibição de filmes, contação de histórias e oficinas de futebol e, claro, surf, esporte praticado cotidianamente no extenso litoral de Ubatuba, de 73 praias e costões rochosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo