Senar/MS disponibiliza equipamento simulador do programa Agricultura de Precisão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural disponibilizará um aparelho simulador que apresentará as tecnologias oferecidas pelo programa de Agricultura de Precisão na 22ª edição da feira de tecnologia Showtec, realizada entre os dias 20 e 22 de janeiro, no município de Maracaju.

O sistema de gerenciamento agrícola utiliza máquinas dotadas de receptores de GPS oferecendo opção de monitoramento em culturas diversas, da preparação para o plantio até o momento da colheita.

Implantado em Mato Grosso do Sul desde 2012, o programa oferecido pelo Senar/MS possui carga horária de 120 horas, distribuída em seis módulos: Agricultura de Precisão para todos, DGPS, Piloto Automático, Semeadora e Distribuidores a taxa variável, Autoprelido e Monitor de Colheita.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a agricultura de precisão é uma tecnologia que precisa ser divulgada entre os produtores, por oferecer ferramentas que contribuirão para o aumento da produtividade e rentabilidade. “O planejamento oferecido por este sistema é completo e começou com capacitação de instrutores e vários treinamentos. Nossa meta agora é divulgar e esclarecer os interessados sobre a funcionalidade do programa e os benefícios obtidos em sua utilização”, argumenta.

Comprovando resultados – O presidente do Sindicato Rural de Maracaju e produtor rural, Juliano Schmaedecke, conhece e já utiliza algumas das tecnologias em sua propriedade. Ele destaca o amadurecimento do sistema e a necessidade que seja ampliado em Mato Grosso do Sul. “A Agricultura de Precisão possui ferramentas indispensáveis para o agricultor brasileiro e precisa ser mais conhecida. Eu acompanhei a chegada das técnicas aqui no Estado e comprovei que a proposta tem melhorado progressivamente”, considera.

Informações adicionais – A Agricultura de Precisão começou com as tecnologias das máquinas dotadas de receptores GPS e geração de mapas de produtividade. Evoluiu e hoje vai além dos equipamentos e das culturas de milho e soja. Pode ser usada em todas as cadeias produtivas do setor agropecuário.  Com medidas de gestão adaptadas à realidade de cada produtor, oferece ferramentas para otimização do uso de insumos e inovação permanente no campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo