Incêndios florestais atingem a Austrália e destroem cerca de 95 casas

Incêndios florestais no Sudeste da Austrália já destruiu cerca de 95 residências na cidade de Yaloop – Foto: Departamento de Atendimento a Incêndios e Emergências/AFP

Incêndios florestais no Sudeste da Austrália já destruiu cerca de 95 residências na cidade de Yaloop – Foto: Departamento de Atendimento a Incêndios e Emergências/AFP

Uma série de incêndios florestais em atingindo o Sudoeste da Austrália, e já causou a destruição de pelo menos 95 residências na cidade de Yarloop, além de ter deixado três pessoas desaparecidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, equipes de resgate e bombeiros já evacuaram praticamente toda a cidade de Yarloop, e os poucos moradores que ainda permanecem na região devem ser retirados nas próximas horas.

As autoridades australianas informaram agora a pouco que as chamas estão se alastrando rapidamente e que já consumiram 50 mil hectares de campos e florestas. As labaredas, com até 50 metros de altura, já ameaçam a cidade de Perth.

Apesar de ainda não ter sido emitido uma ordem de evacuação da cidade, muitos moradores já pegaram seus pertences pessoais e estão saindo da região, deixando para trás suas casas e móveis.

Autoridades locais informaram que as chamas já atingiram e destruíram edificações e monumentos históricos, com os prédios dos Correios e dos Bombeiros. Uma escola centenária também foi atingida.

Segundo o porta-voz do Departamento de Parques, Allan Riley, a maioria das casas e edifícios históricos de Yarloop são de madeira. O fogo já feriu três bombeiros e destruiu um de seus caminhões.

Ainda de acordo com Allan Riley, o incêndio está fora de controle e as chamas estão muito imprevisíveis, se alastrando para todos os lados.

Ambientalistas e meteorologistas acreditam que as altas temperaturas no hemisfério Sul estão contribuindo para o aumento de incêndios florestais na Austrália, e que em parte, o aquecimento global e as mudanças climáticas são os principais responsáveis.

No dia 7 de fevereiro de 2009, 173 pessoas morreram em decorrência de incêndios florestas na Austrália. Regiões inteiras foram devastadas em Victória, tendo o incidente ficado conhecido como ‘Sábado Negro’.

Com informações das Agências EFE e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo