Setor calçadista de MS quer manter empregabilidade em 2016

Loja de calçados em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

Loja de calçados em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

Empresários e funcionários do setor calçadista de Mato Grosso do Sul querem manter em 2016, o número de empregados e evitar ao máximo as demissões, segundo informações do Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado (Sindical/MS). Eles acreditam na possibilidade de haver um crescimento nas vendas de calçados no próximo ano.

De acordo com o presidente do Sindical/MS, João Batista de Camargo Filho, em 2015 houve uma retração de 20%, podendo esse número negativo ser revertido com as exportações, que podem ajudar muitas empresas de Mato Grosso do Sul que atualmente encontram-se em dificuldades.

Para João Batista de Camargo Filho, o maior desafio do setor calçadista de Mato Grosso do Sul é evitar a demissão de funcionários, em razão da crise econômica que afeta o país.

O presidente do Sindical/MS acredita que em 2016 não haverá crescimento e nem investimentos no setor, mas que poderá haver a manutenção dos empregos de todos os funcionários.

A expectativa do setor em 20114 era que no ano seguinte, em 2015, houvesse um crescimento de 7% no setor, o que não ocorreu. De fato, com a crise mundial e, principalmente no Brasil, houve uma retração de aproximadamente 20%, o que fez com que muitas indústrias e empresas fechassem o ano no vermelho.

Camargo Filho ressalta ainda, que o setor calçadista em Mato Grosso do Sul sofre perdas diárias, e que um dos motivos para essa crise, além da fase ruim pela qual passa o país, ainda tem os importados da China, como cintos e bolsas, que abastecem muitas lojas, prejudicando dessa forma as indústrias brasileiras, que não podem competir com os produtos importados em razão da altíssima carga tributária.

Com o objetivo de evitar demissões no setor, João Batista de Camargo Filho aconselha a todos os funcionários das indústrias sul-mato-grossenses que façam cursos de aperfeiçoamento e qualificação.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindical/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo