Em busca de vaga na Rio 2016, Raiza Goulão é vice-campeã do Troféu Brasil de MTB

Também na Taça Brasil, Rubinho Valeriano foi terceiro colocado da elite e somou pontos nos rankings olímpicos. Ainda na prova, Sofia Subtil e Érick Bruske foram os campeões em suas categorias.

Pódio da elite feminina – Foto: Divulgação

Pódio da elite feminina – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Os ciclistas patrocinados pela Specialized foram destaque na terceira e última etapa da Taça Brasil de MTB, em Rio das Ostras (RJ). Com classificação C1, ou seja, 60 pontos aos campeões nos rankings mundial e olímpico, Raiza Goulão e Rubinho Valeriano, ambos da AOO Specialized e concorrentes à vaga na Olimpíada Rio 2016, terminaram a prova com o vice-campeonato e terceira colocação, respectivamente. Sofia Subtil, na sub-23, e Érick Bruske, na júnior, também chamaram atenção, ao levarem mais uma vez o título em suas categorias.
Em ambas as elites, a presença de ciclistas estrangeiros em preparação para o Aquece Rio, no próximo domingo (11), em Deodoro, Rio de Janeiro, elevou o nível da competição. “Estou muito feliz com essa prova. Somei mais 40 pontos e pude aumentar um pouquinho minha diferença nos rankings internacionais para minhas rivais brasileiras. Fiquei bem satisfeita com meu desempenho, resultado da minha dedicação e empenho neste ano”, comemorou Raiza, que pedalou com sua fiel escudeira, a S-Works Era.
“Agora é descansar um pouco nesses dias, porque já no fim de semana teremos pela frente o Aquece Rio, com a presença dos melhores ciclistas do mundo e será bem mais puxado. E, uma semana depois, a Brasil Ride, que irei competir junto com a Vivi Favery. Quero agradecer muito ao mecânico Zé Maciel, da nossa equipe e da Pedal Urbano, bem como o Cláudio, presidente da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (FECIERJ), que me ajudou muito com o traslado do aeroporto para Rio das Ostras”, completou.

Rubinho Valeriano em ação na Taça Brasil – Foto: Divulgação

Rubinho Valeriano em ação na Taça Brasil – Foto: Divulgação

No masculino, Rubinho esteve durante toda a prova entre os cinco primeiros colocados. “A Taça Brasil foi bastante disputada, com a presença de três italianos, o que elevou o nível. Eles se posicionaram bem, junto comigo, Henrique Avancini e Fred Mariano após o início. A partir da terceira volta, fizeram um ataque e nós ficamos para trás. Perseguimos eles, consegui um ataque em relação ao Avancini e ao Fred e passei dois italianos, com problemas técnicos”, relembrou Rubinho, que optou por competir com a hardtail S-Works Stumpjumper HT World Cup.

“Porém, ao abrir a última volta senti cansaço. Fui ultrapassado pelo Avancini, que chegou a abrir 20 segundos de mim. Na sequência, foquei em me hidratar bem e diminui a desvantagem para apenas dois segundos nos 2 km finais. Estou muito contente com o terceiro lugar. Agora é descansar, consciente de que marquei mais pontos no ranking mundial e das nações”, destacou Rubinho. “Estou ansioso para o Aquece Rio. No último, evento-teste para Londres 2012, fiz uma ótima 10ª colocação e espero que, por estar em casa no próximo domingo, eu possa ir ainda melhor. Minha expectativa é alta, porque me sinto muito bem fisicamente”, complementou.

Título e hegemonia – Também da AOO Specialized, os bicampeões brasileiros, Sofia Subtil e Érick Bruske, demonstraram que estão em grande momento na curta carreira. Enquanto Sofia venceu as quatro etapas disputadas por ela na sub-23 da competição, entre 2014 e 2015, Érick triunfou nas cinco provas participadas por ele no mesmo período, confirmando duas excelentes temporadas na júnior.

“Estou chegando no final da temporada, então cada prova pesa mais. Acho que foi a sétima seguida, com alguns finais de semana competindo duas vezes”, avaliou Érick. “Abri uma vantagem boa no começo, que depois foi caindo e senti o cansaço. Deixei rolar até a última volta, quando lancei um ataque forte e pedalei sozinho até garantir a vitória”, concluiu.

Lucas Sírio – Foto: Divulgação

Lucas Sírio – Foto: Divulgação

Mais resultado na Taça Brasil – Outros cinco ciclistas representaram a marca norte-americana em Rio das Ostras. Da equipe AOO Specialized, Zé Gabriel Marques foi o terceiro na sub-23 e Lucas Sírio o vice-campeão da juvenil. Competindo pela Specialized Hoffmann XCO, Naydson Cortes garantiu o vice-campeonato da sub-23, Larissa Brasa foi a terceira na júnior e Tiago Rodrigues o 19º na elite, após ter o pneu furado e perder um bom tempo na área de apoio para consertá-lo.

“A competição foi realizada em uma pista muito técnica e travada, além de ter subidas duras. Fiz um excelente resultado e a cada prova venho me surpreendendo e evoluindo muito. Agradeço a todos que torceram e deram apoio, tanto na prova quanto nas redes sociais”, vibrou Naydson, que pedalou com sua Epic FSR Elite Carbon World Cup.

Rally 45 Graus – Representante da Specialized Factory Racing Team em provas de mountain bike de longa duração, Orlando Alves esteve no fim de semana em Paranaíba, no litoral do Piauí, onde pedalou 68 km na prova válida pelo ranking brasileiro. O vice-campeonato deixou o ciclista satisfeito, após 20 horas de viagem até o local. “Logo de início já escapei junto com Robson Ferreira, revezamos durante toda a corrida e tivemos uma chegada bem disputada no sprint, com dez minutos de vantagem pro pelotão principal. Desta vez não venci a prova, mas saí muito satisfeito por ter pilotado bem”, disse o ciclista, que competiu com sua S-Works Stumpjumper HT.

Circuito 27 Voltas – Thiago Boaretto, da Specialized Factory Racing Team, disputou neste fim de semana o Circuito 27 Voltas, válido pelo ranking da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), em Honório Bicalho, Nova Lima (MG). O paulista foi vice-campeão na sub-30 e 11º colocado geral, na competição de Maratona MTB com 45 km, que serviu como treinamento para suas provas de Enduro MTB. “Ter participado desta prova me ajudará muito no treinamento para o Brasil Enduro Series, em Itaipava (RJ), e também para a etapa do Enduro Argentina Series”, contou o atleta, que pedalou com sua Stumpjumper Elite World Cup, equipada com pneus Specialized Butcher Control.

Pódio júnior masculina – Foto: Divulgação

Pódio júnior masculina – Foto: Divulgação

Sobre a Specialized – A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.

Mais informações:

Sitewww.specialized.com.br

Facebookwww.facebook.com/specializedbr

Instagram: @specializedbr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo