Rota do Desenvolvimento chega à região Norte com série de palestras e workshops

O Sebrae em parceria com o governo do Estado e Sistema S, além das demais instituições da cadeia produtiva de MS, realiza evento com cerca de 200 atividades voltadas ao empreendedorismo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Coxim, região Norte de Mato Grosso do Sul, distante a 242 km da Capital, será o palco da segunda edição da Rota do Desenvolvimento. O objetivo da ação é estimular o empreendedorismo local através da promoção da diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense. O evento acontece entre os dias 15 e 18 de setembro e terá quatro dias de programação com ênfase nos diferentes tipos de negócios da região.

Empresários e potenciais empreendedores serão atendidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, além das demais instituições parceiras. Durante os quatro dias de programação, os participantes terão acesso a cerca de 200 atividades que englobam palestras, debates e workshops voltados ao desenvolvimento da região, que engloba Coxim e outras 12 cidades (Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Rio Negro).

Ciclo de palestras

No dia 15 de setembro, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, falará sobre a força dos pequenos negócios na região Norte. O painel Mulher de Negócios acontece no dia 16. A diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, conduzirá o encontro com o tema Mulher de Negócios: Empreendedorismo Feminino em Pauta. No dia 17, o especialista em visagismo, Karlos Cruz ministrará a oficina Visagismo, o Poder da Imagem Pessoal. Em seguida, no mesmo dia, Samy Dana, Ph.D em Business, doutor em administração e professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV, discorrerá sobre os impactos e oportunidades da economia para as micro e pequenas empresas.

A Rota e o Sebrae

O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, considera que o evento abre um leque de oportunidades para o desenvolvimento do empreendedorismo local. “Chegamos a mais uma Rota do Desenvolvimento unindo forças para atender e capacitar empreendedores do nosso estado. No cenário em que o país se encontra hoje, é fundamental entender o mercado, difundir conhecimento e abrir caminho para um empreendedorismo com menos burocracia, mais planejamento e inovação”.

Para Márcia Rocha, técnica da UDTPP (Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) do Sebrae/MS, os empreendedores terão uma megaestrutura à disposição para atendê-los em suas diversas necessidades. “A Rota em Coxim vai levar desenvolvimento econômico, mas também social ao local. As potencialidades da região serão exploradas, sobretudo quanto ao segmento do turismo na região”, frisou.

De acordo com a analista, o potencial de crescimento da região deve ser explorado através de ações do governo do Estado por intermédio de reuniões com empresários e lideranças locais para saber quais são as necessidades vigentes e onde é preciso investir com eficácia. Dessa maneira, entrando no espírito da campanha nacional do Compre do Pequeno Negócio, os pequenos empreendimentos locais serão ainda mais beneficiados com tais ações, por estar em contato direto com o turista e consumidor.

“Estarão na pauta dos secretários de desenvolvimento, meio ambiente, turismo e agronegócio, ouvir as reivindicações referentes a cada segmento. Coxim também terá um programa de desenvolvimento sustentável da Bacia do Rio taquari, e questões urgentes, tais como o assoreamento do rio Coxim, que serão igualmente debatidos”, exemplificou Márcia.

Serviço

A Rota do Desenvolvimento começa amanhã (15) com atividades a partir das 14 horas. A programação completa encontra-se disponível no sitewww.rotadodesenvolvimentoms.com.br. Além de Coxim, o evento acontece ainda neste ano em Dourados e Três Lagoas. São realizadores: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Prefeitura Municipal de Nova Andradina, Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UEMS, UFMS, Assomassul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo