Rugby: Jovem Atleta participa de programa de intercâmbio esportivo na Inglaterra

Rodrigo Luiz, do Band-Saracens, encerra período de três semanas treinando em um dos melhores clubes de rugby do mundo, o Saracens FC.

Rodrigo Luiz em Old Albanians RFC – Foto: Divulgação

Rodrigo Luiz em Old Albanians RFC – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Aos 19 anos de idade, o paulistano Rodrigo Luiz vivencia uma oportunidade única em sua curta carreira como atleta de rugby. Jogador da equipe adulta do Band-Saracens, Rodrigo foi selecionado para participar do programa de intercâmbio esportivo entre o Saracens FC e o Band-Saracens, clubes parceiros desde dezembro de 2013. Após embarcar para a Inglaterra no dia 11 de agosto, o jovem atleta encerra neste sábado (29) o período de experiência em Old Albanians RFC, local do Centro de Treinamento do Saracens.

“Eu não fazia ideia do que encontraria aqui na Inglaterra, mas sabia que essa seria umas das melhores experiências da minha vida. E assim está sendo. Não é todo dia que temos a oportunidade de conviver com atletas profissionais de tão alto nível, em um clube de primeira linha da Europa”, conta Rodrigo. “O que me ajudou bastante para ser o participante do intercâmbio entre os dois clubes foram os elogios dos técnicos do Saracens FC, que visitaram o Band no começo de 2015”, completa.

Rodrigo Luiz conheceu o rugby a partir de um projeto social organizado pelo próprio Bandeirantes quando tinha 15 anos, o “Pequeninos do Jóquei”. “Um amigo meu treinava lá e um dia me chamou pra ir assistir a um treino. No final do dia, todos me chamaram para conhecer o rugby e fiquei muito curioso. Resolvi ir em uma quarta-feira e fui convidado para ir ao Band num sábado, quando tive o meu primeiro jogo. Isso foi o bastante para me apaixonar pelo esporte”, relembra.

Atletas e colegas de equipe no treinamento – Foto: Divulgação

Atletas e colegas de equipe no treinamento – Foto: Divulgação

Apesar de jogar rugby há pouco mais de quatro anos, o jogador já tem um currículo de dar orgulho. Convocação aos 17 anos para seleção paulista, em seguida integrou a seleção brasileira M-19, além de ser o capitão do Band nessa época. Esses são só alguns feitos do atleta, que em 2014 sagrou-se campeão brasileiro de Sevens, ano de sua estreia no time principal do Bandeirantes, no Campeonato Paulista, e ainda disputou o Brasileiro de XV, o Super 10.

A ida para Inglaterra não foi a primeira experiência internacional de Rodrigo. “A primeira saída do País foi para Portugal, com o Band. Eu tinha acabado de completar 16 anos e foi uma experiência inesquecível. Criei um laço de amizade muito forte com meus colegas de equipe, que pretendo levar para o resto da vida”, recorda. “A outra vez foi para o Uruguai. Eu e mais dois atletas do Band, Gudem e Arlindo, fomos convidados pelo Pasteur pra jogar o Valentim. Mais uma experiência inesquecível proporcionada pelo rugby. Muitas outras amizades levadas para sempre”, finaliza.

Palavra do presidente – Joaquim Gabriel Mina, presidente do Band-Saracens, elogia o jogador e também explica o processo de seleção para participar do intercâmbio. “O Rodrigo é uma ótima pessoa, que vem desenvolvendo suas habilidades por meio do projeto social do Bandeirantes Saracens. Como jogador, destaca-se pela força de vontade, mobilidade e destreza para pescar a bola nos rucks”, avalia Mina.

“O processo de seleção é lastreado pela idade, bem como pelas qualidades necessárias dentro e fora de campo para representar as cores do clube. Na ocasião da escolha, selecionamos três atletas, sendo que o Rodrigo se destacou pelo tempo de clube, nível técnico e dedicação”, conta o presidente. “Vale ressaltar que a oportunidade de realizar um teste na Saracens Academy é uma ótima chance de ser considerado no cenário internacional e, mais ainda, torna-se o sonho dos garotos do clube, com esperança de um dia jogar, ou pelo menos participar dos treinamentos nesta parceria entre Bandeirantes e Saracens FC”, conclui.

Projeto iniciado em 2014 – O projeto de intercâmbio de jogadores jovens entre Saracens FC e Band-Saracens teve início em julho de 2014, quando o número 8 Gabriel Paganini passou um mês no mesmo centro de treinamento, em Saint Albans, 35 km ao norte de Londres. “Conversei muito com o Gabriel e isso me ajudou bastante. Ele me falou mais ou menos como era a rotina, os treinos, nível de jogo, dentre outras informações importantes”, agradece Rodrigo.

Joaquim Mina (presidente) em clínica do Band-Sarries – Foto: Divulgação / ZDL

Joaquim Mina (presidente) em clínica do Band-Sarries – Foto: Divulgação / ZDL

Sobre o São Paulo Saracens Bandeirantes – A história do Bandeirantes começou bem antes de sua fundação oficial em 1983. Em 1977 jovens jogadores que atuavam nas categorias de base do Colégio São Luis em São Paulo juntaram-se aos amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para disputarem o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão na categoria adulto, conquistando o título nacional.

Em março de 1983, um grupo de jogadores, oriundos de diversos colégios e faculdades, decidiu montar um clube legitimamente brasileiro, com a cultura e a administração brasileiras. Assim nasceu o Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil.

Em 1984, a equipe disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, na qual permanece até hoje. A partir de 1985, conquistou todos os títulos possíveis do rugby brasileiro como quatro campeonatos nacionais (1988, 1995, 2001 e 2009), oito estaduais, Taça Ouro Brasil e Torneio do Mercosul.

O Bandeirantes também disputou vários jogos no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por diversos países. A agremiação se destaca também por ter atletas regularmente convocados para a seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ao completar 30 anos, realizou um projeto inédito na América do Sul ao oficializar parceria com o Saracens Rugby da Inglaterra, um dos principais clubes da Europa e do mundo, passando a se chamar Band Saracens.

Mais informações no site http://portuguese.saopaulosaracens.com/

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/BandRugby

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo