ExpoCorte 2015: conceito prevê abate com 21 arrobas em 24 meses

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pecuária bovina é uma atividade cada vez mais tecnificada. Os bezerros chegam a sete arrobas na desmama, atingem mais sete na recria e outras sete na engorda e terminação. A soma dos fatores resulta no conceito chamado boi 7.7.7, que tem como objetivo levar o boi para o abate com 21 arrobas em 24 meses, diferença de até um ano se comparado à criação convencional. O aumento de produtividade dentro deste parâmetro é o tema do Circuito Expocorte 2015, que passa por Mato Grosso do Sul dias 29 e 30 julho.

O “Conceito boi 7.7.7” – desenvolvido pelo Polo Regional da Alta Mogiana, pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo – norteará a edição de 2015 do Circuito que percorre alguns dos principais polos pecuários do Brasil para difundir tecnologia e discutir sobre a cadeia produtiva da carne. No Estado, a ExpoCorte é realizada pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS em parceria com associações e empresas privadas do segmento.

Para atingir aspectos do boi dentro do padrão referido é necessário investir em genética, oferecer nutrição e pasto adequados, além de suplementação proteinada ou energética no cocho durante o confinamento. “Com atividade bem planejada em todas as etapas, o produtor terá um giro animal mais rápido, carne com o acabamento exigido pela indústria frigorífica e consequentemente mais abertura e valorização do mercado comprador”, explica o médico veterinário da Famasul, Horácio Tinoco.

Nos dois dias de eventos, especialistas vindos de diferentes lugares do País mostrarão através de workshops, palestras e debates como realizar com manejo eficiente em todas as etapas de criação e atingir os índices de produção do boi 7.7.7.

A primeira etapa do Circuito Expocorte 2015 foi realizada em Cuiabá, em março. Campo Grande é a segunda cidade a receber o Circuito, em julho, e a próxima parada será em Belo Horizonte (MG), nos dias 24 e 25 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo