Primeiro Seminário de Políticas Públicas da Sectei teve início nesta quarta-feira

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Campo Grande (MS) – Com a plateia formada por prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais, o “I Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação” teve início na noite desta quarta-feira (13), no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, promovendo o alinhamento de conceitos de atuação no campo da Economia Criativa.

A abertura contou com a apresentação do músico Marcelo Loureiro, que com apenas um violão e alguns pedais de efeitos, parecia controlar uma orquestra, agradando os ouvidos dos participantes e harmonizando o ambiente.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Na sequência, o secretário Athayde Nery, a secretária adjunta Andrea Freire, o presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, e o presidente da Fundect, Marcelo Turine, explicaram as diretrizes e atuações da Sectei e das fundações que são responsáveis.

Dando início ao ciclo de palestras, Athayde explicou os processos e benefícios da criação de políticas públicas para a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

“O nome da Sectei carrega nele além da cultura, o turismo, ou a ciência e a tecnologia, a economia criativa, que agrega valores e com ela vamos criar políticas públicas que se consolidarão ao longo dos próximos anos e que contribuam também para as futuras gestões, pois no final, o objetivo de todos é o desenvolvimento do nosso Estado”, alegou o secretário.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Para Andréa Freire, a aproximação e o diálogo entre os gestores culturais e todos os envolvidos com a cultura é fator fundamental para o desenvolvimento desta no Estado.

“Cultura é relacionamento! A atuação da Fundação de Cultura só vai funcionar se estivermos juntos, se pudermos participar, ouvir, dialogar e assim construir uma política pública que seja reveladora da beleza que é a nossa cultura. Temos a missão de descentralizar ações e fomentar a participação social com os municípios, que precisam ouvir a população, para podemos incorporar e traduzir isso em forma de políticas públicas transparentes”, defendeu Andréa.

Durante o Seminário, foram lembradas todas as ações culturais e políticas realizadas pela Sectei desde o início do ano, como o acolhimento de prefeitos e gestores municipais, a realização do Festival Sul Mato Grossense de Teatro – Boca de Cena, a criação do Colegiado Setorial de Teatro do Estado, Semana do Artesão, audiências públicas em Corumbá e Bonito e uma série de outras atividades importantes.

Os presidentes das fundações de Turismo e da Ciência e Tecnologia, que fazem parte da Secretaria, também explicaram um pouco sobre suas atuações, objetivos e direcionamentos.

“Queremos diagnosticar tudo o que for possível, fazer o levantamento dos eventos culturais que agregam nosso turismo, articular as três fundações que compõem a Sectei, ver as necessidades de cada município e com isso quem ganha é todo o Estado”, disse o diretor presidente da Fundtur, Nelson Cintra.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Após as declarações dos presidentes, os gestores ali presentes fizeram a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, que envolve o Projeto de Apoio à Implantação dos Sistemas Municipais de Cultura – Sectei | FCMS | Municípios, o Acordo de Parceria para Implantação dos Sistemas Municipais de Cultura na Região Norte de MS – Sectei, Sebrae Norte, e o Programa de Ampliação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul – Padot/MS | Sectei | Fundtur | municípios.

Na parte da noite, os participantes puderam assistir à palestra “Economia Criativa – Traduzindo em Miúdos”, ministrada por Ana Carla Fonseca, conferencista internacional em economia da cultura, economia criativa, cultura e desenvolvimento e autora de vários livros, dentre eles Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o Caleidoscópio da cultura, primeira obra brasileira sobre o tema e vencedora do Prêmio Jabuti 2007.

O I Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação” vai até amanhã (15) e conta ainda com uma extensa programação. Confira:

Dia 14

Logo pela manhã, entre as 8 e 11h30 da quinta-feira, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da Fundect, continuação do Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Empreendedorismo e Inovação e a apresentação do Programa de Ampliação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul, dirigida por Gean Carlo de Lima Merighi, diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado (Fundtur).

Durante a tarde, às 14 horas, a palestra “Sistema Nacional de Cultura, Avanços e Perspectivas”, será ministrada por Pedro Sergio Ortale, coordenador geral de Institucionalização e Monitoramento do Ministério da Cultura (Minc).

Dando sequência, às 16 horas, a superintendente de Economia Criativa da Sectei-MS, Claudia Medeiros, fará a apresentação do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, seguida da palestra “Apresentação do Geopark Bodoquena-Pantanal”, feita pelo diretor Científico do Geopark, Afrânio José Soriano Soares. O dia encerra-se às 17h30, com o Fechamento do Calendário dos Seminários para Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura.

Dia 15

O último dia de Seminário começa às 8 horas, com a palestra “Panorama do Fundo de Investimentos Culturais – FIC-MS”, realizada por Ricardo Maia dos Santos, superintendente do FIC-MS. Na sequência, às 9 horas, uma extensa Roda de Conversa abordando o tema “Experiência de Gestão e Participação na Estruturação do Sistema Municipal de Cultura da Região Norte de MS”. O Seminário encerra às 10 horas, com a Reunião do Fórum de Gestores Culturais de MS.

Serviço:

I Seminário de Políticas Públicas para a Cultura, Turismo, e Empreendedorismo e Inovação acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo, rua 26 de Agosto, 453, Centro, Campo Grande.

Mais informações pelos telefones (67) 3316-9329 (Superintendência de Economia Criativa – Sectei/MS) e (67) 3316-9170 (Assessoria de Projetos FCMS), ou pelos e-mails: economiacriativasectei@gmail.com / fcmsprojetos@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo