PMA apreende em Anastácio (MS), toras de madeiras de árvores centenárias

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (16/07), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender em uma fazenda na zona rural de Anastácio, a 140 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, cerca de 1.511 toras de madeiras armazenadas ilegalmente, ou seja, sem a devida autorização ambiental emitida por um órgão oficial.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, a apreensão aconteceu na última semana, durante uma fiscalização de rotina. Trata-se da maior apreensão desse tipo já realizada em Mato Grosso do Sul.

Foto: PMA/MS – Divulgação

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, foram apreendidas 1.880,23 m³ de madeira, o equivalente a 60 carretas carregadas com toras.

Ainda segundo os policiais ambientais que participaram da apreensão, as toras são de grande porte e de várias espécies, como faveiro, angico, ipê, sucupira, jatobá, entre outras. Foram necessários quatro dias para concluir a contagem e a metragem da madeira.

O produtor rural, proprietário da fazenda, não possuía o DOF (Documento de Origem Florestal), obrigatório para que deseja trabalhar com madeira, seja estocando e/ou transportando.

Foto: PMA/MS – Divulgação

O Infrator, que não teve a identidade divulgada e que reside em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 564.029,00. Além disso, ele foi conduzido a uma delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental.

Caso seja condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de detenção.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo