Com acompanhamento farmacêutico, fumantes de Campo Grande largam o vício e adotam hábitos saudáveis

Foto: Divulgação

Informações do INCA – Instituto Nacional de Câncer revelam que, no Brasil o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial.

Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Com o objetivo de diminuir os casos e proporcionar saúde e bem estar à população campo-grandense, a Rede São Bento realizará, a partir do dia 28, a Semana de Combate ao Tabagismo.

“No dia 28, a partir das 7h30, faremos uma ação na Afonso Pena, para conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, com o intuito de prestar educação em saúde a população aos riscos do tabagismo e benefício da cenação tabágica e divulgar o Programa parar de fumar da Drogaria São Bento. Nossos farmacêuticos estarão à disposição nesse dia para marcar uma consulta farmacêutica sem compromisso”, afirma a superintendente da rede de farmácias, Flávia Buainain.

Essa ação citada pela Flávia já deu resultados positivos na Capital. É o caso do Francisco França Maciel, de 63 anos, que após mais de quatro décadas de cigarro, mudou de vida. “Fumei por 43 anos, sempre tentava parar, mas não conseguia. Todos os dias era, pelo menos, um maço de cigarros. Até que um dia conheci a Thalita e o programa da Drogaria São Bento. No dia 11 de abril de 2018 completei 1 ano que não fumo mais”.

A melhora na qualidade de vida também foi priorizada por Jucimara Brites. “Tenho 48 anos, desde os 17 comecei a fumar, tive algumas tentativas em que tentei parar, mas, não tive sucesso. No ano passado, estava passando em frente à São Bento e vi um cartaz em que dizia “Pare de fumar”. Marquei o meu dia “D” para 20 de janeiro de 2018. Desde então, não fumo mais nenhum cigarro”.

No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis. Ao longo deste ano, segundo o Inca, já foram registrados mais 31,3 mil novos casos, sendo 18,7 mil homens e 12,5 mil mulheres.

No dia 30 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Uma pesquisa realizada pela São Bento, em parceria com a Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias, em 2017 415 pessoas responderam a uma pesquisa sobre tabagismo, sendo que deste total, 214, o equivalente a 52%, declararam o desejo de parar de fumar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo