Aplicação de defensivos agrícolas exige cuidados para garantir boa eficácia

Tema foi discutido em palestra na 53ª Expoagro.

Alguns fatores são fundamentais para que seja garantida a eficácia na aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras. O tema foi amplamente discutido na tarde desta quinta-feira (18) na 53ª Expoagro, em Dourados, por meio da palestra realizada pelo engenheiro agrônomo e mestre em tecnologia da aplicação, Gustavo Peroba de Andrade. O evento contou com participação de produtores rurais, técnicos, acadêmicos e demais profissionais ligados à área.

Conforme o especialista, é preciso saber escolher os produtos para cada tipo de situação e equipamentos. Ele afirma que em algumas vezes, o produtor pode errar na escolha, apesar do mercado lançar e registrar novos produtos e maquinários. Por isso, é preciso estar atento ao momento correto e à forma adequada de aplicação.

Outra questão importante é tomar precauções para a realização dos trabalhos, fazendo o uso de materiais de proteção. “É importante falar sobre o uso de EPI, mostrar a questão do cuidado, para que sejam evitados problemas de intoxicação, visando um bom resultado final no trabalho de tratamentos fitossanitários”, destaca.

De acordo com o palestrante, existe grande demanda de informação por parte do produtor, que muitas vezes tem dificuldade nesse aspecto e necessita de orientação para que façam boas escolhas na lavoura. “Uma escolha errada por interferir até mesmo no controle de uma doença que pode ocorrer nas plantas”, salienta.

A relação da aplicação de defensivos e o clima de Mato Grosso do Sul também foi citada. Andrade destaca que as aplicações precisam ser feitas em horários corretos, para que não haja perda de eficiência do produto. “Aqui no Estado, são registradas temperaturas altas e umidade baixa, então a aplicação deve ser feita no momento certo e em doses corretas, em função de evaporação ou até mesmo ventos fortes, que podem espalhar o produto para outros locais”.

Sobre a Expoagro

A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UFGD, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo