Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Cariacica, com presença de Ana Moser e outros olímpicos

Ações do Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga serão realizadas no Campo do Itapemirim, no bairro São Geraldo II, de 29 a 31 de agosto

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chega a Cariacica (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chega a Cariacica (Célia Santos/ IEE)

São Paulo (SP) – O município capixaba de Cariacica recebe, a partir de segunda-feira (29), a sexta etapa do ano das Caravana do Esporte e Caravana das Artes, projetos realizados pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY. Até quarta-feira (31), na Arena da Caravana, que será montada no campo do Itapemirim, no bairro São Geraldo II, cerca de 3.200 crianças e adolescentes e 300 educadores, professores e gestores de escolas públicas da cidade serão atendidos pelas ações, que terão o patrocínio da EDP e do Instituto EDP.

A abertura oficial do evento em Cariacica será na segunda-feira, a partir das 8h, no mesmo local das atividades. Ao longo dos três dias de Caravanas, serão oito miniestações esportivas, com modalidades como vôlei, basquete, lutas e ginástica rítmica, tendas de linguagens artísticas e a tenda do Cinema Disney/Caravana.

Vôlei é uma das oito modalidades que as crianças e jovens poderão praticar (Célia Santos/ IEE)

Vôlei é uma das oito modalidades que as crianças e jovens poderão praticar (Célia Santos/ IEE)

Representantes olímpicos brasileiros, como Ana Moser, medalhista em Atlanta-96, presidente e criadora do IEE; a ginasta Francielly Machado, do município e que participou da equipe brasileira de ginástica rítmica nos Jogos Rio 2016; e Júlia Vasconcelos, jovem atleta do taekwondo, única representante brasileira na modalidade, categoria 58kg, também no Rio, estarão presentes.

Além delas, artistas convidados, como a cantora e compositora Renata Jambeiro; a vocalista do Natiruts, Luciana Oliveira; o saxofonista Nei Sacramento e o percursionista baiano Giba Conceição já confirmaram presença no município capixaba. Todos eles estarão no Sarau da Caravana, na terça-feira (30), a partir das 20h, aberto a toda comunidade.

A Caravana também terá participação da jovem Adriana Almeida Santos, de Belém do Pará, que faz parte de um grupo de seis jovens de diversas regiões do País escolhidos pelo UNICEF para conduzir a tocha olímpica. Adriana representou as crianças do Brasil no revezamento da tocha.

Profissionais da educação de Cariacica serão capacitados (Célia Santos/ IEE)

Profissionais da educação de Cariacica serão capacitados (Célia Santos/ IEE)

Os professores e gestores da rede pública de Cariacica terão a oportunidade de participar de uma formação em esporte educacional e em arte, durante os três dias de evento, pela manhã e tarde. Nas capacitações, serão elaborados planos políticos pedagógicos para o município, visando fomentar os conceitos dessas duas áreas e aprimorar as políticas locais. Já os jovens terão oficinas de liderança juvenil em literatura e comunicação, ministradas pelo jornalista e apresentador do Canal DISNEY Vini Campos e pela cantora Renata Jambeiro, na Escola Municipal Talma Sarmento de Miranda, também de segunda a quarta-feira.

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 118 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 48 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

O IEE já atendeu a mais 3,1 milhões de crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

O IEE já atendeu a mais 3,1 milhões de crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Mondelez Brasil,Itaú, EDP, Ticket e Abbott,via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo