Terremoto de 6,3 graus atinge o litoral Sul do Peru

Um forte terremoto de magnitude de 6,3 graus atingiu neste domingo (16) o litoral Sul do Peru. Ainda não há informações sobre vítimas e/ou danos.

Departamento de Arequipa, no Sul do Peru – Foto: Divulgação

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fonte o Instituto Geofísico do Peru, o abalo sísmico aconteceu por volta das 09h47min (horário local), e as 11h47min (horário de Brasília), e teve como epicentro o Departamento de Arequipa, no litoral do Oceano Pacífico, a 25 km de profundidade.

As autoridades peruanas descartaram a possibilidade de ativar o estado de alarme para possível tsunami. A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra, no entanto, continua monitorando as ondas e marés em todo o litoral peruano.

O tremor de terra aconteceu nas proximidades da Cidade de Caravelí, no Departamento de Arequipa, a 41 km do epicentro, que fica localizado na pequena cidade de Chala, com aproximadamente 10 mil habitantes.

Até o momento não houve registro de vítimas e/ou danos e as autoridades não determinaram a evacuação das áreas atingidas.

O Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru divulgou um comunicado oficial a imprensa nacional e internacional informando que o abalo não provocou danos de/ou vítimas, e que os tremores foram percebidos de forma moderada a forte pela população local.

Até o momento, não foram reportados danos materiais ou vítimas. O evento foi percebido como “’entre moderado e forte pela população’“, acrescenta o comunicado do Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru.

O Peru, com cerca de 33 milhões de habitantes, encontra-se localizado no chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, que se estende ao longo da costa oeste americana e onde é registrada a maior atividade sísmica do mundo.

Pelo menos cem terremotos perceptíveis à população ocorrem todos os anos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo