Expointer: Raça Brangus lança rótulos de vinhos que harmoniza com carne bovina

A ABB – Associação Brasileira de Brangus lançará durante a Expointer, em Esteio (RS), dois rótulos de vinhos que harmonizam com carnes bovinas. Os vinhos são da Vinícola Audace, localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), e para produção foram utilizadas as uvas Carbenet Franc e Merlot. Em 2023 será lançado um terceiro rótulo, com a uva Tannat.

Segundo o presidente da ABB, Ladislau Lancsarics, o lançamento dos rótulos tem a intenção de homenagear a raça que vem ganhando diferentes regiões brasileiras. “No Brasil, o brangus começou de fato na região Sul e foi subindo pelo mapa. Atualmente, presente em praticamente todos os estados, escolhemos o vinho, como uma forma de brindar as conquistas, vinculando o nome da Associação a uma das maiores habilidades do Sul brasileiro, produção de vinho de qualidade”.

Foto: Divulgação

Segundo Pedro Pires, proprietário da Vinícola Audace, os novos rótulos brangus poderão se destacar no mercado, devido a flexibilidade. “O brangus é uma raça com a cara do Brasil, com alta adaptabilidade a vários climas e adversas situações. Além de ser uma raça que busca crescimento com qualidade, assim como os vinhos brasileiros”, completa Pires.

A Expointer foi escolhida como palco do lançamento dos rótulos devida à ocasião, em que será reinaugurada a Casa Brangus, um espaço destinado aos criadores e entusiastas da raça. O evento acontecerá no dia 28, às 18h, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na BR-116, KM-13, em Esteio (RS).

OS VINHOS

CABERNET FRANC 2021 – Passagem em barrica de carvalho francesa por 12 meses. Vinho tinto seco, cor rubi média. Aroma de frutas vermelhas (ameixa, framboesa) e frutas negras (cereja negra, amora silvestre). Notas florais, notas de pimenta do reino e ervas frescas. Em boca, vinho com bom corpo, acidez equilibrada, álcool com taninos finos e intensos.

MERLOT 2021 – Passagem em barrica de carvalho francesa por 12 meses. Vinho tinto seco, cor rubi profunda. Aroma de frutas vermelhas (cereja, groselha, ameixa), frutas negras (mirtilo, amora). Aromas florais de violeta e de carvalho, como especiarias, café e chocolate. Em boca, vinho elegante, corroborando as notas descritas, e final prolongado.

Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da Associação e no site www.brangus.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo