Accert Competições buscará o bicampeonato no Sertões

Será a 12º participação da equipe no evento que completa sua 30ª edição. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi estarão na categoria carros no principal evento off-road do País, que terá primeira de 14 etapas, no dia 27, em Foz do Iguaçu (PR) e a chegada será no dia 10 de setembro em Salinópolis/PA

Cristiano e Anderson comandarão a Mitsubishi L200 Triton Sport CR (Foto: Sanderson Pereira)

A equipe Accert Competições confirmou participação no 30º Sertões, que este ano se torna a maior competição cross country do planeta. O piloto Cristiano Antônio Rocha e o navegador Anderson Geraldi disputarão o evento na categoria PRO Brasil. A concentração antes da largada será em Foz do Iguaçu, localizada na região de fronteira com a Argentina e o Paraguai, ao Oeste do Estado do Paraná, com a realização do prólogo no dia 26 de agosto e depois seguirão para o desafio em 14 etapas.

A caravana parte de Foz do Iguaçu (PR) no dia 27 de agosto e chegará à cidade litorânea de Salinópolis, no Pará, no dia 10 de setembro. “Fizemos uma revisão minuciosa no nosso carro de competição, a picape Mitsubishi L200 Triton Sport CR, principalmente nas adaptações para enfrentar o desafio desta 30ª edição que será a maior do mundo”, conta Cristiano.

No decorrer das etapas do calendário nacional de rali cross country a Accert Competições realizou testes com os integrantes da equipe e para afinar o entrosamento da dupla, como o Rally Jalapão, pois este ano é o retorno do navegador Anderson Geraldi na maior prova nacional da modalidade.

A Mitsubishi L200 Triton Sport CR (#371) recebeu um motor preparado com toda eletrônica e injeção nova e foi adicionado um macaco hidráulico para auxiliar nas trocas de pneus. “Fizemos treinos em fazendas da região de Goiânia e em Luís Eduardo Magalhães como preparação. Para o Sertões, vamos manter a receita que tem dado certo, então sem modificações significantes, mas houve incremento de equipamentos e itens essenciais no carro”, relata o piloto Cristiano Rocha.

Cristiano Antonio Rocha e Anderson Cleyton Geraldi (Foto: Sanderson Pereira)

A equipe Accert Competições foi campeã do Sertões na categoria PRO Brasil e do Mitsubishi Cup 2020, na categoria ASX RS, e está será a 12ª participação consecutiva que competirá no Sertões e em outras competições no rali de velocidade cross country e de regularidade, supervisionadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

Como piloto, Cristiano fez sua estreia em provas off road na temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Sertões. Mas, em 2010, participou como chefe de equipe e, no ano seguinte, como navegador.

Com essa experiência, o piloto está otimista para que o time consiga alcançar o objetivo traçado para esta edição, com roteiro magnífico, recheado de história e paisagens deslumbrantes, em mais de 7.216 quilômetros de extensão, sendo 4.811 quilômetros de especiais cronometradas. Após a realização do Prólogo, no dia 26 de agosto, serão disputadas 14 etapas no maior Sertões de todos os tempos: 15 dias, 5 regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA; e 14 cidades.

A equipe está pela terceira vez inscrita na categoria Pro Brasil. “Estamos afinados para a edição comemorativa dos 30 anos do Sertões. Será a maior competição contra o relógio do mundo e vai homenagear o Bicentenário da Independência”, cita o piloto que nasceu em Irati (PR) e divide moradia entre Goiânia (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

“Será um grande desafio, vamos procurar colocar em prática todo o nosso conhecimento em prova fora de estrada para alcançar o melhor resultado a cada etapa”, completa o navegador Anderson Geraldo, natural de Palotina (PR) e reside em Luís Eduardo Magalhães (BA).

A equipe Accert Competições fará a 12ª participação no Sertões (Paco Foto Agência)

A Accert Competições finaliza a preparação do carro e ajustes finais na carreta oficina e dormitório, além do motorhome, dois carros de apoio e um caminhão guincho, para partirem em direção ao Sul do país no dia 22 de agosto para o início das atividades preparatórias para o maior desafio do ano. A equipe fará também a preparação mecânica e logística de mais três carros inscritos das duplas: Victor Pudell/Claudemir Hubner, Otávio Enz/Rodrigo Khezam e Luís Carqueijo/Igor Quirrenbach de Carvalho.

A equipe Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o patrocínio da Accert Transportes e Logística, Yokohama, Flach Carregadores, Lavanderia Suprema, ALE Combustíveis, Ferragens Negrão, Sementes Oilema, Hotel LG, Cervejaria Oktos, Titaniun Energy Drink, Audiovolks, Worker, Lamesa e Poynting Antennas.

O 30º Sertões acontece de 26 de agosto a 10 de setembro (Foto: Sanderson Pereira)

RESUMO GERAL – SERTÕES 22

26/04/2022

1ºETAPA – 27/08 (SÁBADO)

FOZ DO IGUAÇU-PR > UMUARAMA-PR

DI: 25KM

TE: 172KM

DF: 173 KM – TOTAL: 370 KM

OBS: 2° menor etapa, trechos em estradas agrícolas, cascalhos, lombas, melhor terreno de todas as etapas pra acelerar deixando-a rápida com um final travado e com muita navegação.

2° ETAPA – 28/08 (DOMINGO)

UMUARAMA-PR > PRESIDENTE PRUDENTE-SP DI: 17KM

TE: 305KM

DF: 213 KM – TOTAL: 535 KM

OBS: Uma das etapas com maior dificuldade na navegação no trecho aparteie dos 110km, passaremos por trechos de fazendas, canaviais, com várias referências seguidas uma das outras.

3°ETAPA – 29/08 (SEGUNDA)

PRESIDENTE PRUDENTE-SP > CAMPO GRANDE-MS

DI: 134KM

TE: 306KM

DF: 360KM -TOTAL:800KM

OBS: Passaremos pela ponte da divisa de SP/MS. Na especial teremos trechos em fazendas de gado, pantanais, estreitos e rápidos para quem tem coragem de acelerar.

A entrega da cartela será feita no final da especial podendo o deslocamento ser feito encarretado.

4° ETAPA – 30/08 (TERÇA)

CAMPO GRANDE-MS > COSTA RICA-MS

DI: 30KM

TE: 382KM

DF: 31KM – TOTAL: 443KM

OBS: Trechos rápidos e com piso de cascalho até o km50, após teremos trechos estreitos até o km200 e nos últimos 30km fica rápido.

5°ETAPA – 31/08 (QUARTA)

COSTA RICA-MS >

BARRA DO GARÇAS-MT DI: 87KM

TE: 526KM

DF: 23KM -TOTAL:636KM

OBS: Especial dura, com trechos arenosos com mudança na característica do terreno a cada 50km, sendo bem cansativo e com poucos radares longos.

6°ETAPA – 01/09 (QUINTA)

BARRA DO GARÇAS-MT > S.FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

DI: 67KM

TE: 601KM

DF: 0KM -TOTAL: 667KM

OBS: 1° perna da Etapa Maratona sem apoio no final do dia chegando direto no parque fechado em São Félix.

Trechos com longas retas, rápidas e com muitas depressões não podendo perder a atenção. Posteriormente ao km400 passaremos por trechos de areia, rios e pegaremos possivelmente balsa.

7° ETAPA – 02/09 (SEXTA)

SÃO FELIX DO ARAGUAIA-MT > PALMAS-TO

DI: 9KM

TE:165KM

DF: 401 KM – TOTAL: 575 KM

OBS: Especial com final da 1º Etapa maratona. Sairemos do parque fechado para a Balsa atravessando o Rio Araguaia para a Ilha do Bananal. Nos últimos 401km os carros poderão ser encarretados.

Final da Parte Sul do roteiro.

DESCANSO – 03/09 (SÁBADO)

PALMAS-TO

8°ETAPA – 04/09 (DOMINGO)

PALMAS-TO > MATEIROS-TO

DI: 97 KM

TE:462 KM

DF: 0 KM – TOTAL: 559 KM

OBS: 2° perna da Etapa Maratona sem apoio no final do dia chegando direto no parque fechado em Mateiros.

Trechos rápidos com piçarras no início e depois fica areia passando pelas melhores trilhas do Jalapão.

Iremos passar pelo Rio Prata.

9°ETAPA – 05/09 (SEGUNDA)

MATEIROS-TO >

BOM JESUS-PI

DI: 0 KM

TE: 452KM

DF: 61KM – TOTAL: 513 KM

OBS: Especial com final da 2º Etapa maratona.

Trechos que continuam passado pelas trilhas do Jalapão (Norte/Nordeste) com os 80km final inéditos e muita areia.

10°ETAPA – 06/09 (TERÇA)

BOM JESUS-PI >

BOM JESUS-PI

DI: 0 KM

TE: 325KM DF:2KM -TOTAL:327KM

OBS: Trechos inéditos fazendo o laço e retornando a Bom Jesus. Passaremos pelos Cãnions do Viana e trechos com areia na parte final.

11° ETAPA – 07/09 (QUARTA)

BOM JESUS-PI > BALSAS-MA

DI: 16KM

TE: 260KM

DF: 225 KM – TOTAL: 501 KM

OBS: Especial com trecho entre fazendas que passaremos por riachos, com o piso predominante sendo piçarra. Subida da serra, trechos com areia e no final trecho com trilhas travadas e muita navegação.

12° ETAPA – 08/09 (QUINTA)

BALSAS – MA > IMPERATRIZ-MA

DI: 11KM

TE: 265KM

DF: 125 KM – TOTAL: 401 KM

OBS: Trechos passando por lavouras de soja que estarão colhidas, subidas e descidas de serras com um regime de prova duro.

13°ETAPA – 09/09 (SEXTA)

IMPERATRIZ-MA > PARAGOMINAS-PA

DI: 29KM

TE: 377KM

DF: 67 KM – TOTAL: 473 KM

OBS: Primeiros 80km seria dentro de uma fazenda fechada que posteriormente terá um trecho muito travado com a parte de navegação mais difícil da edição, passando entre eucaliptos e sinuosos até Paragominas.

14°ETAPA – 10/09 (SÁBADO)

PARAGOMINAS-PA > SALINÓPOLIS-PA

DI: 3KM

TE: 213KM

DF: 200 KM – TOTAL: 416 KM

OBS: Especial com trecho de áreas agrícolas, matas e com a parte final de areia, pedras e retração de madeiras.

TOTAIS

TOTAL GERAL: 7.216 KM TOTAL DE ESPECIAIS: 4.811 KM

(APOIOS): 5.300 KM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo