Trailer “Café do Amor” da Cozinha Inclusiva da Associação Juliano Varella vai estar no Festival de Bonito

Trailer “Café do Amor” – Foto: Ricardo Gomes

Campo Grande (MS) – Uma novidade bem fofinha deste Festival de Inverno de Bonito 2022 vai ser o trailer “Café do Amor”, da Cozinha Inclusiva da Associação Juliano Varella. O trailer vai estar na Praça da Liberdade comercializando os produtos feitos por alunos do projeto “Cromossomo do amor”, que aprenderam a fazer deliciosas guloseimas com os chefs Edu Rejala e Ana Paula Navarro.

Os 25 alunos da Associação Juliano Varela que participam da Cozinha Inclusiva recebem orientação do chef de cozinha Eduardo Rejala. No início do projeto, em 2015, empresas parceiras emprestava a cozinha para os alunos aprenderem a preparar as iguarias, em cinco turmas de cinco alunos. Mas hoje a Associação conseguiu montar uma cozinha industrial dentro da instituição para acolher os alunos do projeto.

Os entusiasmados alunos com síndrome de down preparam cachorro-quente, lanches, sushis, brownies, pães de queijo, pizzas e outras iguarias, que aprendem a fazer com o chef Rejala. Eles passam por um curso de formação, recebem certificado, e os mais aptos têm possibilidade de serem inseridos no mercado de trabalho formal da gastronomia.

A inserção do Trailer Itinerante no projeto veio trazer uma oportunidade maior de circulação dos produtos alimentícios pela cidade, com maior possibilidade de comercialização. A renda obtida é revertida para o próprio projeto, na compra de ingredientes.

Trailer “Café do Amor” – Foto: Ricardo Gomes

“O Down ele tem 23 pares de cromossomos, porém um é triplo. Eu digo que o cromossomo do ser humano do amor é o cromossomo número 21. Se eu e você temos esse cromossomo duplicado, o down tem triplicado. E é por isso que eles têm esse amor genuíno, único deles, especial”, diz o chef Edu Rejala.

À frente do trailer está a chef Ana Paula Navarro, que já participa da instituição desde sempre, ele tem um irmão, o Célio Augusto, tem 35 anos e tem Síndrome de Down. Ana Paula é uma chefe de cozinha capacitada, ela é que fica à frente do nosso trailer”.

O nosso trailer é chamado de Café do Amor porque a gente vende os produtos que são produzidos na nossa Cozinha Inclusiva Cromossomo do Amor. Nosso atendimento é nossa marca especial, é o que a gente mais preserva, a qualidade dos nossos produtos, mas o atendimento tem que ser o melhor. Fazemos tudo com muito amor, com muito carinho, sempre com nossos alunos, ensinando atendimento, troco, entrega de produtos, e com um precinho superacessível”, explica Ana Paula.

Nós estaremos com esse trailer no Festival de Inverno de Bonito, nós faremos dois cafés da manhã para 40 pessoas na sexta-feira, dia 26, de manhã no projeto Família Feliz, e na manhã de sábado para o público em geral durante a oficina da Carol Jordão. E o trailer vai estar a partir das 17 horas na Praça da Liberdade servindo salgados, café, misto quente, suco, refrigerantes, pão na chapa, tudo que os alunos preparam e servem”, informa Rejala.

Cozinha Inclusiva – Foto: Associação Juliano Varella

Vai ter também uma oficina inclusiva durante a “Cozinha Show” em parceria com a Pestalozzi de Bonito, no dia 26. “Eu vou preparar um doce de festa, é uma releitura do nosso beijinho que chama ‘O Beijo do Cerrado”, que é um encontro da bocaiúva com o baru. Então nós vamos fazer uma releitura do beijinho utilizando a farinha de bocaiúva, a castanha do baru”.

A gente foi persistindo na Associação Juliano Varella, com a Cozinha Inclusiva, desde 2015 as coisas começaram a acontecer, há cerca de dois anos a gente conseguiu a nossa cozinha e em 2021 conseguimos o trailer, e com o trailer a gente consegue estar em mais lugares. Então a gente leva para Bonito, ganha esse olhar estadual, e quem sabe possamos ser convidados para outros festivais, seja em Corumbá, Três Lagoas, Dourados, Maracaju. A gente está indo estruturado, preparado, estamos levando alunos, coordenadora do projeto, eu e a Ana Paula como chefs, a gente vai com tudo para encantar as pessoas levando esse atendimento especial. O nosso slogan é: ‘Receitas especiais feitas por pessoas especiais’”, finaliza Rejala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo