Queda na inflação não impacta o cenário de alta dos custos ao agricultor

Foto: Semagro/MS

O resumo dos dados da Balança Comercial da Agropecuária em MS, divulgado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (10), traz detalhes sobre a movimentação comercial entre janeiro e julho deste ano, apresentando saldo positivo de U$$ 2,8 milhões. O valor é resultado da diferença entre a exportação de cerca de US$ 4 milhões e importação de pouco mais de US$ 2 milhões.

Em julho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou redução de 0,68% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) teve aumento de 0,21%. E segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, esses números apresentaram impactos irrisórios sobre os custos de produção. “Apesar dos resultados mostrarem uma pequena melhora do cenário inflacionário, com a redução dos 0,68% na inflação acumulada neste ano – que é de 4,69% e de 10,6% nos últimos 12 meses – ainda não se percebe mudanças significativas nos custos para o produtor. Por isso, o planejamento continua sendo um aliado indispensável no momento da aquisição dos insumos e da comercialização dessa próxima safra de soja”.

Os principais produtos agropecuários exportados foram a soja, com 37,52%; celulose com 17,84%; carne bovina e outros derivados com 14,87%; e milho com 3,77%. Já os produtos mais importados foram o petróleo, gás natural e serviço de apoio com 39,89%; produtos químicos e inorgânicos com 30,26%, produtos de metalúrgica de metais não ferrosos com 5,85% e adubos e fertilizantes com 4,74%.

O boletim completo pode ser acessado pelo link: https://aprosojams.org.br/boletim-economico-aprosoja/40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo