FOSS: conheça os apps grátis que garantem mais segurança e utilidade

A chegada dos smartphones solucionou diversos problemas cotidianos, aumentou nossa conectividade, e ofereceu novas categorias de software que hoje movimentam uma indústria bilionária em lojas como a App Store e Google Play. No entanto, consumidores enfrentam cada vez mais obstáculos com preços altos cobrados por diversos apps, licenças problemáticas, e políticas de privacidade extremamente abusivas com coleta indevida de dados e rastreamento on-line.

Fotografia com foco seletivo

A boa notícia é que diversos desenvolvedores de aplicativos dedicam-se à ideia de FOSS, uma categoria de aplicativos que promete garantir maior segurança, confiança no código sendo executado, e de forma completamente gratuita. Confira.

O que é FOSS?

A sigla FOSS representa em inglês “Free and Open Source Software”, ou em português, “Software Livre e com Código Aberto” e é usada para identificar aplicativos e programas desenvolvidos de maneira aberta e gratuita, livre para ser utilizada pelo público ou outros desenvolvedores com uma licença permissiva. Isso significa que aplicativos FOSS não têm custos para o usuário, e qualquer um pode analisar o código-fonte para garantir que não há falhas de segurança, comportamento indesejado ou coleta de dados pessoais.

Esse tipo de licença pode ser encontrado em uso por grandes empresas em projetos avançados como sistemas operacionais, componentes de processamento de mídia ou drivers, padrões de codificação de vídeo, entre outros, mas um aspecto interessante dos softwares livres são seu uso cotidiano por usuários comuns. Um dispositivo Android munido de alguns aplicativos FOSS é capaz de garantir maior privacidade e ferramentas extremamente úteis, e pode inclusive se tornar parte de um kit de sobrevivência digital como aponta a ExpressVPN.

Os melhores apps grátis FOSS no Android

A ideia de apps distribuídos de forma gratuita e sem fontes de coleta de dados pode causar a impressão de escassez, no entanto, a verdade é que uma gama imensa de aplicativos FOSS estão disponíveis e atualizados para download através da instalação dos pacotes .APK. Algumas recomendações incluem:

Entretenimento

• Tachiyomi: aplicativo dedicado aos fãs de mangás, o Tachiyomi é um aplicativo completo para organizar sua biblioteca, fazer downloads automáticos, otimizar as páginas para leitura no smartphone e uma série de outros recursos para oferecer a melhor experiência portátil com quadrinhos e mangás.

• Doodle: o app oferece um wallpaper dinâmico e colorido para aparelhos Android, baseado no design Material You do Android 12, e ideal para prevenir o problema de burn-in nas telas de smartphones. Com o Doodle, sua tela inicial será sempre animada e diferente.

• Moonlight: utilizando a placa de vídeo de um computador, o Moonlight permite que jogos sejam transmitidos em tempo real para o smartphone. Assim, é possível jogar jogos de computador no celular, transformando o aparelho em um videogame portátil.

• VLC: reprodutor de arquivos de vídeo eficiente, com baixo uso de bateria, e compatibilidade com quase todos os formatos de arquivo disponíveis na internet. Indispensável para consumir mídia no smartphone.

• Odyssey: reprodutor de músicas otimizado para não travar mesmo para usuários que possuem bibliotecas imensas armazenadas no celular, pareado com uma interface elegante e minimalista.

Utilitários

• Open Camera: o app oferece um aplicativo de câmera simples, mas otimizado para fazer o melhor uso do hardware no Android. Especialmente útil para aumentar a qualidade e performance das fotografias em aparelhos mais antigos ou com processadores fracos, evitando lentidão justamente no momento em que precisamos capturar uma lembrança importante.

• Simple Calendar: como o próprio nome sugere, o app oferece um calendário e agenda simples, porém robustos. Com interface e recursos altamente customizáveis, é uma opção leve mas poderosa para quem precisa melhorar a organização e planejamento diário.

• Material Files: explorador de arquivos e downloads simples, pequenos e elegante, com interface moderna respeitando os padrões de design de versões novas do Android. Ideal para navegar e armazenar arquivos, organizar pastas do sistema e gerenciar documentos baixados.

Ferramentas e trabalho:

• Collabora Office: baseada na popular LibreOffice, essa suíte de aplicativos de escritório oferecem as mesmas funcionalidades encontradas em programas tradicionais como Word, PowerPoint e Excel, mas de forma totalmente gratuita.

• Joplin: aplicativo para anotações, recados, lembretes e ideias mirabolantes que não podemos deixar de anotar. Suporta sincronia do smartphone com o computador, backup criptografado para segurança, entre outros recursos avançados.

• K-9 Mail: aplicativo de gerenciamento de emails seguro e compatível com os principais serviços de email no mercado.

• DeepL: tradutor automático baseado em inteligência artificial para diversos idiomas, com impressionante capacidade de reconhecimento e precisão na tradução.

Agora você já pode turbinar seu aparelho Android com aplicativos gratuitos e poderosos ou, se desejar, criar um aparelho reserva equipado para emergências. O conceito de tecnologia FOSS mostra como projetos colaborativos podem resultar em soluções extremamente valiosas.

Compartilhe esse artigo no Facebook

Compartilhe esse artigo no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo