Incêndio atinge tanques de petróleo em Cuba

Incêndio de grandes proporções atinge tanques de combustíveis em Matazanas, região de Cuba, na sexta-feira (06). Ao menos 100 pessoas ficaram feridas e 16 estão desparecidas — Foto: Alexandre Meneghini/Reuters

Um incêndio de grandes proporções atingiu na semana passada vários tanques de petróleo em Cuba, provocando explosões e obrigando as autoridades a retirarem todos os moradores das regiões próximas ao complexo petrolífero. México e Venezuela já ofereceram ajuda para tentar controlar e debelar as chamas, que continuam se alastrando.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o incidente aconteceu na última sexta-feira (05), quando um raio atingiu um dos oito tanques de armazenamento de petróleo, no Porto de Matazanas.

Um incêndio teve início, tendo os bombeiros iniciado o combate às chamas quase que imediatamente. Horas depois um dos tanques explodiu, fazendo com que as chamas se alastrassem rapidamente, tomando conta de outras instalações.

Os bombeiros e voluntários que estavam no local tentando controlar as chamas não esperavam esse segundo foco de fogo e tiveram que se dividir para tentar controlar os dois incêndios.

Fumaça de incêndio em Matazanas, em Cuba, é visto no sábado (07) — Foto: Alexandre Meneghini/Reuters

No sábado (06), um segundo tanque explodiu e deixou mais de 100 pessoas feridas e ao menos 16 desaparecidos. Dos feridos 100, cinco encontra-se em estado crítico.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse em entrevista coletiva que o incêndio é completo e que está sendo difícil controlar, já que o país não possui equipamentos necessários para combater o fogo em decorrência do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos (EUA).

No domingo (07), equipes compostas por 82 mexicanos e 35 venezuelanos, especialistas em combates a incêndios de combustível, chegaram a Cuba para ajudar a combater e a debelar os incêndios, que estão foram de controle. Os danos são consideráveis.

As equipes levaram quatro aviões carregados com produtos químicos utilizados normalmente no combate a grandes incêndios.

Helicóptero é visto se preparando para jogar água em foco de incêndio que atinge tanques de petróleo em Cuba. — Foto: Alexandre Meneghini/Reuters

O presidente Miguel Díaz-Canel agradeceu a ajuda oferecida pelo México e pela Venezuela e declarou que ela é importante, vital e decisiva.

A ajuda é importante, eu diria que é vital e será decisiva“, concluiu Díaz-Canel.

Os bombeiros cubanos estavam utilizando caminhões-pipa e helicópteros no combate aos incêndios. Agora, além da água, produtos químicos serão utilizados para conter o fogo.

Cuba tem sofrido quase que diariamente com apagões e com a falta de combustível. A perda de tanques de petróleo e da capacidade de armazenamento de combustível vai afetar consideravelmente o país.

O diretor do Programa de Energia da América Latina da Universidade do Texas, Jorge Piñon, disse em entrevista coletiva que cada tanque de petróleo pode armazenar cerca de 300 mil barris e fornecer combustível para usinas elétricas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo