Julho Verde alerta para prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Especialista detalha fatores de risco e dá dicas de prevenção à doença

Dia 27 de julho é a data escolhida mundialmente para falar da prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. A ação que faz parte da campanha Julho Verde, visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos, para diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura.

Casos de cânceres de cabeça e pescoço, compreendem os tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais. Além do câncer de tireóide, um tipo de tumor derivado da glândula que pode acometer pessoas mais jovens. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil.

Médica endocrinologista e professora do curso de Medicina da Uniderp, Kássia Blauth Reuter de Oliveira, destaca que a falta de informação é um impeditivo para o diagnóstico precoce da doença. “Esse tipo de neoplasia é a quinta mais incidente no Brasil e acomete tanto a homens, quanto mulheres. Seu percentual de cura é significativamente positivo; no entanto, cerca de 70% dos casos são descobertos já em estado avançado, o que pode minimizar as chances de sucesso no tratamento”, explica a especialista.

Além do acompanhamento clínico periódico com um especialista, que analisa de forma individual o histórico familiar, idade, sexo e condições de saúde; a endocrinologista ressalta a importância do autoexame.  Kássia Blauth explica que, com a ajuda de um espelho é possível localizar a tireoide, logo abaixo do pomo-de-adão (mais conhecido como “gogó”) e, ao beber um pouco de água, com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, visualizar o movimento da glândula descendo e subindo. É preciso observar se existe algum aumento ou saliência nela, repetindo o teste algumas vezes. Ao notar qualquer alteração, deve-se consultar sem demora o especialista.

Dentre os sintomas que devem ser observados, estão:

  • Aparecimento de nódulo no pescoço
  • Manchas brancas ou avermelhadas na boca
  • Ferida que não cicatriza em duas semanas
  • Dor de garganta que não melhora em 15 dias
  • Dificuldade ou dor para engolir
  • Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias

Esses sinais também são causados por outras condições clínicas. Portanto, é importante conversar com seu médico. Consultar um médico especialista no assunto e cumprir com a realização de exames prescritos é essencial para um diagnóstico precoce. “Quando falamos de prevenção, a recomendação é adotar hábitos de vida saudáveis, evitar vícios como tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação balanceada, manter a higiene bucal em dia e acompanhamento médico periodicamente. Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina HPV protege contra os dois subtipos do vírus mais associados ao câncer. Esses HPVs oncogênicos são também prevalentes em tumores de cabeça e pescoço, principalmente de orofaringe”, detalha a médica.

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), mais de 36 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço atingirão homens e mulheres brasileiros em 2022. Destes, cerca de 15 mil na cavidade oral; quase 8 mil na laringe e 13.780 na tireoide.

O nome Julho Verde, remete à esperança e aborda o tema do cuidado e recuperação. Isso porque, esse tipo de tumor pode alcançar até 90% de cura se tratado precocemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo