Futebol: Sua trajetória e ascensão

O Futebol, é um dos esportes mais famosos do mundo, agora também está cada vez mais acessível. É possível ficar ligado nos jogos de hoje em dia de maneira virtual, como por exemplo, os sites online de apostas, onde constam em tempo real os jogos e placar dos times que estão competindo e também, as temporadas de cada torneio.

Futebol: Sua trajetória e ascensão

Futebol: Sua trajetória e ascensão (Foto: Divulgação)

Hoje este esporte utiliza grandes tecnologias em transmissões e equipamentos, como por exemplo, o Árbitro assistente de vídeo (VAR), que possibilita analisar as imagens da partida e auxiliar o árbitro a tomar decisões perante as situações duvidosas.  Mas, nem sempre foi assim.

O início de uma grande jornada

Os ingleses começaram a chutar uma bola, como símbolo do vencimento pós-guerra contra a Dinamarca no século X, sendo uma ação realizada anualmente, porém com o seu crescimento, se tornou uma atividade frequente. O mesmo não possuía regras, o que ocasionava grandes agressões em seus praticantes. O Rei Eduardo II proibiu a prática durante um tempo, e a mesma voltou a ser permitida na Inglaterra em 1681.

Esta prática de chutar bola foi crescendo e se tornando um jogo popular entre as escolas na  Inglaterra, porém ainda era vista como uma atividade violenta para a elite. Com esta popularização, os diretores se reuniram e estabeleceram condutas em comum para a harmonia entre jogos, ocasionando a aceitação entre todas as classes.

Com o crescimento dos torneios, foi necessário criar uma institucionalização do futebol, ocorrido em 1863. Foi a partir deste marco, que a Fundação da Football Association (FA), formulou as primeiras regras para a prática, desde então se iniciou a elaboração de campeonatos e partidas oficiais. Esta criação foi importante para a chegada de regras universais para o futebol, tornando-o conhecido mundialmente e cada vez mais justo e harmonioso.

Ao decorrer dos anos, foi se aprimorando o desejo de um torneio de futebol mundial, foi a partir daí, que alguns países da Europa se reuniram para fundar a Fédération Internationale of Football Association (FIFA), sendo a instituição responsável por organizar competições mundiais, que se tornou o que conhecemos hoje como A Copa do Mundo.

Sua primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, contando com a participação de 13 seleções do continente Europeu e Americano, auxiliando ainda mais na expansão desse esporte. Com essa variação de idiomas, foi necessário a implementação de uma regra, que seja de fácil entendimento entre ambos países, iniciando então a utilização de cartões vermelhos e amarelos para as penalizações.

O Futebol atrai olhares do mundo todo, consequentemente promovendo o mercado financeiro, que possui uma grande demanda de patrocinadores e apoiadores fiéis dos times, onde alimenta cada vez mais o comércio nacional e internacional. E também, gerando grandes mudanças na vida de muitos jogadores, tornando-os ídolos, símbolos e inspirações por gerações.

É um esporte que exige atenção, estratégia, discernimento e disciplina. Onde requer uma preparação física e psicológica dos jogadores, os mesmos são treinados e acompanhados por diversos segmentos do meio da saúde (médicos, fisioterapeutas, etc) por haver muito contato físico, ocasionando muitas vezes, grandes lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo