Com palestra interativa de 3 imortais da Academia Mato-Grossense de Letras, o Chá Acadêmico da ASL terá seleta apresentação musical na abertura

Acontecerá no próximo dia 28/julho, última quinta-feira deste mês, às 19h30, a edição do evento cultural Chá Acadêmico da ASL, que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove frequentemente. Desta vez a ASL receberá três integrantes da Academia Mato-Grossense de Letras (AML): Eduardo Mahon, Cristina Campos e Olga Maria Castrillon-Mendes, que residem em Cuiabá. Nomes significativos da literatura contemporânea, autores de várias obras, os três estudiosos/convidados falarão sobre o tema central: Literatura de fronteira: diálogos perenes entre a AML e a ASL – sendo que Mahon abordará a questão das publicações e da crítica; Cristina explanará sobre o semantismo das águas na região fronteiriça; e Olga: sobre o fenômeno fronteiriço da literatura dos dois estados – MT / MS).

Ao final, os três escritores ainda autografarão algumas de suas obras: Eduardo Mahon lançará “A literatura contemporânea em MT”, um estudo sobre a movimentação literária a partir dos anos 80 e o seu mais novo romance “O homem do país que não existe”;  Cristina Campos lançará o resultado de suas pesquisas literárias: “Crisálidas”, de Franklin Cassiano, “Grupiaras”, de Ulisses Cuiabano; e 3 folders do Intensivismo, movimento literário da metade do século XX; e Olga Castrillon-Mendes lançará a coletânea de estudos literários “Matogrossismo” e o resultado de suas pesquisas “Letras Cacerenses”.

O evento, no auditório da ASL – Rua 14 de Julho nº 4653, Campo Grande, terá entrada franca e apresentará na sua abertura uma especial pauta artística (três músicas) com o violinista Marcelo Fernandes e a cantora Ana Lúcia Gaborim.

Cantora Ana Lúcia Gaborim e violonista Marcelo Fernandes – Foto: Assessoria

Doutor em música e um dos principais nomes do violão clássico contemporâneo, Marcelo Fernandes integra o quadro docente da UFMS e é Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte. Vencedor de vários concursos de interpretação instrumental, há anos empreende carreira internacional, realizando recitais e masterclasses em instituições musicais no nosso país e no exterior, tendo feito a estreia europeia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri. Em 2009, em parceria, integrou projeto nacional com uma turnê de 86 recitais em vinte estados brasileiros.

A cantora Ana Lúcia Gaborim é também professora de Regência, Canto Coral, Técnica e Expressão Vocal do curso de Licenciatura em Música da UFMS e do curso de Mestrado Profissional em Artes. É doutorada em Artes-Música pela USP. Regeu, por 10 anos, a “Camerata UFMS Cordas”. Desenvolve trabalho de música de câmara como soprano (em duos com violão ou com piano). É detentora de vários prêmios, como: “Medalha do Mérito Músico Militar” (Base Aérea de Campo Grande/MS); “Troféu Heitor Villa-Lobos” (Itabira-MG) e “Medalha Noel Rosa” (Coninter – RJ).

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é referência cultural do estado e comemorou recentemente o seu Cinquentenário de fundação, ocasião em que lançou o seu Hino oficial (Luz das Letras). Além de outras pautas literoculturais, a ASL disponibiliza ao público a Roda Acadêmica e o Chá Acadêmico, sempre na última quinta-feira de cada mês. A entidade registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, incentivando as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Maiores informações no site institucional: www.acletrasms.org.br.

__________________________________________________________________________________________

*Rubenio Marcelo é poeta, escritor, ensaísta e compositor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autor de várias obras publicadas, inclusive o livro ‘Vias do Infinito Ser’: indicado para o triênio PASSE 2021/22/23 e Vestibular da UFMS.

Um Comentário sobre “Com palestra interativa de 3 imortais da Academia Mato-Grossense de Letras, o Chá Acadêmico da ASL terá seleta apresentação musical na abertura”

  1. Cleider de Souza Costa disse:

    Parabéns pelo evento. Parabéns, Rubênio, pelo brilho que vc tem dado à nossa academia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo