Mostra de Cinema Francês no MIS está de volta na forma presencial com clássicos e filmes contemporâneos

Indes Galantes – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Atenção cinéfilos de plantão: o Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, traz de volta ao público de forma presencial a Mostra de Cinema Francês, que vai acontecer nos dias 20 e 21 de julho de 2022, às 19 horas.

Esta Mostra é realizada em celebração o mês da queda da Bastilha na França, ou seja, o mês de julho é muito especial para os franceses. O evento é realizado em parceria com a Aliança Francesa, é aberto ao público com entrada franca.

“Tendo em vista a Semana do Filme Francês, organizada todos os anos pelo MIS com participação da Aliança Francesa de Campo Grande, ressalto que para nós é um momento muito importante de olhar para produções inseridas em ciclos temáticos. No início do ano, apresentamos a Mostra da Francofonia – resultado de projeções de países em que o francês é 1a ou 2a língua. Aqui, a importância é dada aos filmes premiados em Cannes 2021 e também à homenagem ao falecido ator Jean-Louis Trintignan, que trabalhou com os grandes diretores da França. Vamos assim aos poucos alargando nossa cultura cinematográfica francófona”, diz a diretora da Aliança Francesa em Campo Grande, Marcia Saddi.

Para a coordenadora do Museu da Imagem e do Som, Marinete Pinheiro, “o cinema francês é sempre revelador, seja pela técnica ou pelos temas abordados, e trazer novamente a parceria com Aliança Francesa no presencial, é muito satisfatório pelo processo de discussão e aproximação com as produções da Francesas, que sãos espetaculares, e por trazer mestres do cinema como Costa-Gavras.

No dia 20 de julho, quarta-feira, será apresentado o curta-metragem “Indes Galantes” (2017), do diretor Clément Cogitore. Com duração de seis minutos, o curta traz a história do krump, uma dança nascida nos guetos negros de Los Angeles após os assassinatos de 1995. Clément Cogitore, através desta performance filmada no palco da Ópera Bastille, cria uma batalha entre a cultura urbana e a música de Rameau.

Ainda no dia 20 será exibido o longa “Z” (1969), do diretor: Konstantinos Costa-Gavras; A duração é de duas horas e cinco minutos, numa co-produção entre França e Argélia. Nos anos 1960, em um país da bacia do Mediterrâneo, um deputado progressista é assassinado. O juiz encarregado do processo evidencia o papel do governo, do Exército e da Polícia neste assassinato. Adaptado do romance de Vassilis Vassilikos, ganhou o prêmio de interpretação de Jean-Louis Trintignant do Festival de Cannes 1969 e Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor montagem em 1970.

“Z” foi o primeiro filme a ser indicado na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar, em 1970. Recebeu, ainda, três outras indicações, nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. No Festival de Cannes, em 1969, recebeu o Prêmio do Júri e o de melhor ator para Jean-Louis Trintignant. Z também foi indicado à Palma de Ouro.

No dia 21, quinta-feira, será exibido o longa-metragem “Indes Galantes” (2021), do diretor Philippe Béziat. Produção francesa com uma hora e 48 minutos de duração. É uma estreia para 30 dançarinos de hip-hop, krump, break, voguing…uma estreia para o diretor Clément Cogitore e para a coreógrafa Bintou Dembélé. E uma estreia para a Ópera de Paris. Fazendo dialogar a dança urbana e canto lírico, eles reinventam juntos a obra-prima barroca de Jean-Philippe Rameau, As Índias Encantadoras. De ensaios às apresentações públicas, é uma aventura humana e um confronto de questões políticas que se seguem: uma nova geração de artistas poderia hoje tomar a Bastilha?

Logo após as exibições haverá um bate-papo com a artista da dança Franciella Cavalheri, coordenadora do núcleo de dança da Fundação de Cultura de MS.

O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro). Mais informações pelo telefone: (67) 3316-9146.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo