Evento aborda histórias vividas por refugiados no Brasil e no mundo

Em bate-papo mediado pelo jornalista Pedro Bial, a jornalista Simone Duarte, autora de “O Vento Mudou de Direção: o onze de setembro que o mundo não viu”, e a responsável pelo projeto de bibliotecas para crianças refugiadas em Roraima, Stephanie Habrich, contarão histórias vividas por refugiados no Brasil e no mundo

Jornalista e escritora Simone Duarte – Foto: Fernando Donasci

O que leva uma pessoa a abandonar sua casa, sua família, e buscar proteção em outros países? O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes, realiza dia 4 de julho, às 19h, a 4ª edição do “Evento do Bem”, com a participação do jornalista e apoiador do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Pedro Bial, que conversará com a escritora e jornalista Simone Duarte sobre a experiência daqueles que, apenas por haver nascido em determinados países, tiveram suas existências transformadas, e, na maioria das vezes, de forma devastadora. A abertura do evento será feita por Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Capa do Livro ‘O Vento Mudou de Direção’, da escritora Simone Duarte – Foto: Divulgação

Simone Duarte é autora do livro “O Vento Mudou de Direção: o onze de setembro que o mundo não viu” (editora Fósforo), no qual revela a vida de pessoas que nada teriam em comum, não fosse a tragédia do atentado às Torres Gêmeas em Nova York em 2001 e suas consequências. Ao dar voz a essas personagens, a jornalista faz emergir a ponta de um iceberg de histórias que o Ocidente desconhece e nos lembra dos perigos de aceitar uma história única.

A conversa contará também com a escritora franco-alemã Stéphanie Habrich. Stéphanie cresceu no Brasil, deixou o trabalho no mercado financeiro, movida pelo desejo de transformar a juventude. Foi ela a responsável pelo projeto “Mi casa, tu casa”, de criação de bibliotecas para crianças e jovens refugiadas em Roraima.

Toda história tem versões. Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer algo que lhes é desconhecido e possam refletir sobre o que podem fazer para ajudar alguém que perdeu tudo a se integrar num novo país”, afirma Eliane Figueiredo, líder do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes.

Segundo o ACNUR, há 26,4 milhões de refugiados no mundo, e 82,4 milhões de pessoas são deslocadas à força globalmente. O Brasil tem recebido mais refugiados nos últimos anos, sobretudo em razão da crise na Venezuela. “Precisamos de um olhar humano e cuidadoso sobre o tema”, ressalta Eliane Figueiredo.

Ao final do bate-papo, Simone Duarte estará autografando seu livro “O Vento Mudou de Direção: o onze de setembro que o mundo não viu”, cuja parte da renda será revertida para projetos de capacitação, empreendedorismo e empregabilidade do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes do Grupo Mulheres do Brasil.

O Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes realiza uma série de eventos intitulados “Evento do Bem”, que têm o objetivo de fomentar a capacitação, o empreendedorismo e a empregabilidade de refugiados e migrantes. Esta edição conta com o apoio do ACNUR, do TozziniFreire Advogados e da Editora Fósforo.

Serviço

4ª edição do “Evento do Bem – O que leva uma pessoa a abandonar sua casa, sua família, e buscar proteção em outros países?”

Dia: 4 de julho, às 19h.

Local: Auditório TozziniFreire Advogados – R. Borges Lagoa, 1328 – Vila Clementino, São Paulo

Inscrições:

Ingressos a partir de R$ 80,00

Não serão vendidos ingressos no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo