Ataque deixa 2 mortos e 20 feridos em Oslo, na Noruega

As autoridades norueguesas estão tratando o caso como ato terrorista

Policial fortemente armado é visto vigiando os arredores do bar onde um homem de origem iraniana abriu fogo contra frequentadores, em Oslo, capital da Noruega, entre a noite de sexta-feira (24) e a madrugada de sábado (25) — Foto: Javad Parsa/NTB/Reuters

Um cidadão norueguês, de origem iraniana, de 42 anos, está sendo acusado de ter praticado um atentado terrorista em um bar (pub) na cidade de Oslo, capital da Noruega. O ataque ocorrido na madrugada deste sábado (25) deixou ao menos dois mortos e 20 feridos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu em um estabelecimento comercial frequentado majoritariamente por jovens LGBT. Por precaução, as autoridades norueguesas decidiram cancelar a Parada Gay que seria realizada hoje na capital.

A polícia em Oslo classificou o ataque como atentado terrorista e disse que o suspeito já foi preso e permanece sob custódia em uma delegacia, cujo endereço não foi revelado por razões de segurança.

Logo após o ataque, as esquipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. Os feridos foram socorridos e levados de ambulâncias a hospitais da cidade.

Homenagens foram deixadas neste sábado (25) próximo ao London Pub, um bar gay em Oslo, na Noruega, onde um homem armado matou 2 pessoas e feriu outras 20. — Foto: Terje Pedersen/Reuters

Alguns frequentadores que saíram ilesos do ataque prestaram depoimento no local do ataque e foram liberados.

Testemunhas disseram que o suspeito chegou ao London Pub armados e, que após entrar no local, começou a atirar contra as pessoas, que saíram correndo em pânico.

Dos 20 feridos, três permanece em estado crítico. Alguns, no entanto, já receberam alta e voltaram para casa.

Por causa deste ataque, as autoridades norueguesas determinaram que os policiais andem armados a partir de agora. A tradição é que a polícia norueguesa não porte arma letal.

O Rei da Noruega, Harald V, lamentou o ocorrido e disse que todos na Casa Real estão “devastados” com o ataque. Ele e a família real se solidariza com as vítimas e suas famílias.

Devemos permanecer unidos e defender nossos valores: liberdade, diversidade e respeito ao próximo“, disse o Rei Harald V.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo