Grande aliado dos pecuaristas, suplemento mineral à prova d’água contribui com o consumo e desempenho dos animais

Foto: Divulgação

Essencial para a melhoria do desempenho zootécnico dos bovinos, a correta mineralização dos rebanhos é um ponto de atenção para a pecuária que foca em produtividade. “Muitos processos metabólicos necessitam de carga mineral específica e como a grande maioria dos solos e das pastagens não possuem os minerais na quantidade suficiente para atender às exigências dos animais, é necessária suplementação via cocho”, explica a zootecnista Aline Moreira, Analista Técnico Comercial de Ruminantes do Grupo MCassab.

Para cumprir sua função, o mineral tem de ter alta disponibilidade e a quantidade ideal do elemento precisa ser consumida, absorvida e retida. “Ocorre que no período chuvoso, em fazendas que possuem cochos descobertos, o consumo dos minerais pelo animal pode ser prejudicado, uma vez que o excesso de água diminui a qualidade do suplemento e acarreta perdas devido empedramento”, alerta Aline. “Quando a água da chuva entra em contato com produto no cocho as características originais do suplemento são perdidas. Além de sofrer alteração na concentração dos minerais da fórmula, o produto empasta e, conforme seca, empedra, impedindo a ingestão pelo animal. Dessa forma, não temos consumo do suplemento e as consequências são as perdas econômicas ao pecuarista, que precisará descartar o produto, visto que os animais não consomem suplemento empedrado e o ganho em peso do lote será abaixo do esperado”, ressalta a especialista do Grupo MCassab.

Os minerais desempenham funções que afetam diretamente a integridade do organismo dos bovinos e eventuais deficiências no consumo podem acarretar alterações nutricionais graves, levando-os a perder desempenho. Com isso, além de não atingir o ganho em peso previsto, os animais ficam menos resistentes às doenças, uma vez que a suplementação mineral tem efeito positivo na imunidade do animal.

Para evitar esses prejuízos e trazer uma solução para a mineralização nas águas, o Grupo MCassab coloca à disposição dos pecuaristas a tecnologia Protect, que adicionada à sua tradicional linha de minerais, a Linha BOVIPAC, impede que o suplemento molhe no cocho e tenha suas características originais alteradas, e o consumo pelos animais prejudicado. “A tecnologia Protect repele a água que acumula no cocho impedindo que a umidade penetre no suplemento. Dessa forma, a fórmula fica protegida de dissoluções e empedramento. O suplemento, mesmo exposto à água da chuva cumpre sua função, que é entregar macro e microminerais em quantidades adequadas para o rebanho – mesmo em condições climáticas adversas ”, informa Aline. “A pecuária brasileira é altamente tecnológica e a MCassab busca entender quais são as necessidades do campo para agregar ao seu portfólio as soluções que irão contribuir para o sucesso da operação dos seus clientes”, complementa a especialista do Grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo