Vândalo ataca quadro de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre, em Paris (França)

Fotos: WhatsApp/Divulgação

Um dos quadros mais famosos e visitados do mundo, La Gioconda, também conhecida por Monalisa, foi alvo de um vândalo na manhã deste domingo (29) no Museu do Louvre, em Paris, capital da França. A tela não sofreu avarias e o autor do ataque foi preso.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o visitante/suspeito estava em uma cadeira de rodas e usava uma peruca como disfarce, e estava com uma torta, a qual foi lançada em direção ao quadro de Leonardo da Vinci.

A Monalisa, uma obra-prima de Leonardo da Vinci, não foi atingida pela torta, porque é protegida por uma placa de crista, que também não sofreu danos aparentes.

Seguranças do museu agiram rápido e detiveram o suspeito quando ele estava de pé, próximo ao quadro. Ele foi entregue para policiais que imediatamente o levaram para uma delegacia.

A sala onde fica localizada a pintura de Leonardo da Vinci estava, como sempre, lotada, e todos os visitantes tiveram que deixar o local, para que as equipes de limpeza e restauro pudessem trabalhar com segurança.

Fotos: WhatsApp/Divulgação

Os seguranças do museu e os policiais parisienses não sabem informar as motivações do ataque e ainda não informaram a identidade e a nacionalidade do suspeito.

Este não é o primeiro incidente envolvendo a tela La Gioconda. Em 1911, o quadro foi roubado por Vicenzo Peruggia, permanecendo escondido por cerca de dois anos, quando foi resgatado por autoridades policiais italianas e francesas.

Em 1956, o quadro sofreu dois ataques, um com ácido, que danificou uma das partes inferiores da moldura, e o outro com uma pedra, que causou um pequeno dano na tela.

Já em 1974, enquanto estava sendo exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou danificá-la com tinta spray vermelha, mas não obteve sucesso, já que a suspeita foi detida antes do ataque.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo