Tratamento cirúrgico da obesidade pelo SUS registra queda de 65% no Centro-Oeste

Foto: Bruno Esaki / Agência Brasília

O número de procedimentos cirúrgicos para tratamento da obesidade no Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal registrou queda de 65% nos últimos anos, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde. O acesso aos procedimentos foi afetado pela pandemia e deve prejudicar a qualidade de vida das pessoas que aguardam pela cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora, superada a crise que a COVID-19 trouxe para os hospitais, os serviços já estão retomando os procedimentos. Até março, os estados que atendem pelo SUS na região realizaram 32 cirurgias bariátricas. A transmissão dos dados ao sistema apresenta até três meses de atraso e por isso os dados dos meses de abril e maio não estão disponíveis.

A importância do acesso ao tratamento cirúrgico, tanto no sistema público quanto no suplementar, a avaliação do crescimento da obesidade e da piora das doenças metabólicas associadas ao excesso de peso e debates multidisciplinares estão entre os temas do II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro Oeste que acontece entre os dias 27 e 28 de maio, na Associação Médica de Brasília.

Fonte: Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

O Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Luiz Fernando Córdova, esclarece que esse evento retoma as atividades científicas de equipes que atuam no atendimento dessa população e traz novas perspectivas sobre o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.

Relacionada a diversas comorbidades, como o diabetes tipo 2, a hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outros, a obesidade é uma doença crônica e cresce ano após ano em todo o mundo. O tratamento mais eficaz para o controle da obesidade é a cirurgia bariátrica e o acesso ao procedimento se tornou mais difícil nos últimos anos enquanto pacientes enfrentam o agravamento de suas doenças”, explica Córdova.

Índices de obesidade na região – Segundo dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônica (Vigitel) de 2021, a média da população adulta com obesidade no Centro-Oeste é de 22%. Campo Grande registra média de 20,2%; Cuiabá, 23,8%; Goiânia, 23,8% e o Distrito Federal 22,6% da população com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m².

Retomada da cirurgia em Brasília – Em Brasília, os procedimentos realizados pelo SUS foram retomados em maio no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O serviço existe desde 2008 e conta com uma equipe multiprofissional para atender os pacientes que são acompanhados por cerca de dois anos antes do encaminhamento para a cirurgia.

Segundo a cirurgiã Ana Carolina Fernandes, presidente do Capítulo Brasília da SBCBM e responsável pelo serviço do Hran, os procedimentos estão sendo retomados aos poucos para oferecer maior segurança para os pacientes obesos, tendo em vista que são mais suscetíveis a complicações graves pela Covid -19, devido a inflamação crônica causada pela obesidade e outras doenças associadas a ela, como diabetes e pressão alta.

Em pré-operatório temos mais de 1000 pacientes realizando exames e consultas com psicologia, nutrição, endocrinologia, cardiologia e pneumologia. Pacientes prontos aguardando serem chamados para a cirurgia, com todos os exames e laudos finalizados são mais de 200 pacientes”, conta a cirurgiã.

O serviço de cirurgia bariátrica do Hran é uma referência em Brasília. Desde 2010, as cirurgias bariátricas realizadas no hospital são feitas por videolaparoscopia, procedimento minimamente invasivo que ainda é raro no SUS e que permite uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Os pequenos cortes diminuem a dor no pós operatório e a cirurgia por vídeo diminui o tempo de internação hospitalar. Temos um serviço considerado de alto padrão equiparando aos melhores moldes mundiais e ao serviço privado. Os resultados são muito bons e o índice de complicação cirúrgica do HRAN é menor que o previsto na literatura médica”, explica a Dra. Ana Carolina Fernandes.

Programação – O evento – que acontece na Associação Médica de Brasília – trará temas como a importância do pré-operatório na cirurgia bariátrica, cirurgia no adolescente, cirurgia bariátrica segura, cirurgia metabólica para o diabetes tipo 2, cirurgia robótica, doença hepática gordurosa, o papel do endocrinologista, entre outros aspectos.

Além disso, a SBCBM também trará os principais nomes do tratamento cirúrgico da obesidade no país para debater como democratizar o acesso aos pacientes graves que aguardam pela cirurgia. O Simpósio já conta com mais de 200 inscritos entre nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, endocrinologistas e outros.

A programação abordará ainda todas as etapas do acompanhamento do paciente para a cirurgia bariátrica e metabólica desde o critério de indicação, passando pela escolha dos profissionais, centro cirúrgico e também o pós-operatório.

O evento é multidisciplinar e também irá debater com especialistas da área de nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermagem, endocrinologia, educação física, entre outros.

Nada substitui o contato visual e o sentimento de poder estar presente. Esse será um evento multidisciplinar com participação de profissionais de grande atuação pelo Brasil que estarão presentes para nos prestigiar. Nossa expectativa é a melhor“, comenta a presidente do Capítulo Brasília da SBCBM, Dra. Ana Carolina Fernandes.

O evento promovido pela SBCBM será gratuito e híbrido, com participação presencial e transmitido ao vivo, e é destinado para profissionais e estudantes de áreas que atuam no tratamento da obesidade.

SERVIÇO

II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro-Oeste

Data: 27 e 28 de maio

Local: Associação Médica de Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, s/n, Brasília — DF)

Inscrição para o evento estão disponíveis neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo