Milho é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro

Dia 24 de maio é comemorado o Dia do Milho

Armazém Cooperoeste – Foto: Divulgação

Dia 24 de maio é o Dia do Milho, a data tem o objetivo de incentivar e orientar o cultivo, bem como o consumo dessa importante cultura brasileira. Desse modo, a agropecuária, um dos setores que mais movimenta a economia do país, é valorizada e promovida.

O desenvolvimento tecnológico da cultura do milho proporcionou melhores índices de produtividade chegando a uma produção mundial de aproximadamente 960 milhões de toneladas. Com a produção tecnificada, o Brasil se tornou um país estratégico, sendo o terceiro maior produtor e o segundo maior exportador mundial do cereal. E para que este crescimento seja contínuo, há grandes investimentos em programas de melhoramento de híbridos, geração e difusão de informações de manejo e incorporação de novas tecnologias.

Sendo um dos alimentos que mais possui nutrientes, o milho é utilizado em larga escala para nutrição animal e consumo humano. Indispensável para a economia brasileira e destaque no agronegócio no centro-oeste do País. O milho é o principal insumo na criação de aves, suínos, bovinos e peixes.

A estimativa para o milho 2ª safra 2021/2022 no Mato Grosso do Sul em relação a área é de 1,992 milhão de hectares, retração de 12,6% em relação a área da 2ª safra de 2020/2021. A produtividade estimada é de 78,13 sc/ha, gerando uma expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas.

Segundo Marco Aurélio Pereira Leal, engenheiro agrônomo da Cooperoeste, os produtores da região de São Gabriel estão otimistas com a safra, já que o clima foi favorável. “Como a chuva foi regrada em outras áreas, então onde tem milho bom, o preço será satisfatório. Ainda mais que a estiagem prejudicou os pastos, o gado precisará ser tratado e a demanda por milho será maior e a oferta não está na mesma proporção. Na região Norte do Estado, a produção está boa e média deve ficar entre 120 e 130 sacos por hectare”, destacou.

Nas cotações disponíveis no site da Granos Corretora a saca do milho valorizou 1,15% no mês de maio de 2022.  A exportação de milho por Mato Grosso do Sul totalizou 11,814 mil toneladas e faturamento de mais de US$ 4,361 milhões somente no mês de abril. Essa receita foi 25,30% superior à registrada em igual mês de 2021.

Os cinco principais compradores do milho de Mato Grosso do Sul responderam por 94,17% da receita com exportações do cereal e valor de US$ 55,3 milhões, sendo o quarto estado em exportação no País.

O milho é um importante produto do agronegócio brasileiro, pois além de ser a base da alimentação humana, ainda é item fundamental na produção de proteína animal.

Atualmente, a Cooperoeste tem capacidade armazenadora de 2,3 milhões de sacos ou 138 mil toneladas, mas está ampliando seus armazéns e até 2023 terá um incremento de 1,43 milhões de sacos ou 85.800 toneladas de capacidade.

Estamos com obras em andamento, novas obras serão iniciadas e mais uma unidade foi adquirida, tudo para atender a demanda crescente dos produtores”, explica Jardel Ribeiro, gerente da Cooperativa.

A Cooperoeste se localiza em São Gabriel do Oeste/MS e é uma cooperativa agrícola, que tem o propósito de fortalecer os cooperados, reduzindo custos e proporcionando altos resultados na cadeia produtiva, atendendo as necessidades do produtor e proporcionando melhores ferramentas de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo