Explosão em hotel deixa ao menos 8 mortos e 30 feridos em Cuba

O hotel de luxo estava em obras e as causas da explosão ainda são desconhecidas.

Uma forte explosão atingiu na manhã desta sexta-feira (06), por volta das 11h15min (horário de Brasília), o Hotel Saratoga, um estabelecimento de luxo localizado em Havana, capital de Cuba. Ao menos oito pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas.

As causas da explosão ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas. O número de vítimas pode aumentar, porque ainda existem pessoas sob os escombros.

Uma forte explosão atingiu na manhã desta sexta-feira (06) um luxuoso hotel no centro de Havana, capital de Cuba, deixando pelo menos 8 mortos e 30 feridos – Foto: Alexandre Meneghini/Reuters – Cortesia

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, equipes de emergência formadas por policiais, bombeiros, médicos e agentes da Defesa Civil foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel foi comunicado sobre o incidente e imediatamente se dirigiu aos hospitais da cidade para visitar as vítimas.

As autoridades cubanas ainda não sabem o que de fato aconteceu, mas acreditam que a explosão possa ter ocorrido devido a um vazamento de gás.

Isso não foi um atentado nem uma bomba, foi um lamentável acidente“, disse o presidente de Cuba em entrevista coletiva do lado de fora do Hospital Calixto Garcia, para onde parte dos feridos foi levada às pressas.

O estabelecimento hoteleiro fica localizado no Centro de Havana e foi construído em 1880, com o objetivo de abrigar armazéns de alimentos. Ele funciona como hospedaria desde 1933. No local, existe pelo menos 96 apartamentos.

As imagens feitas por testemunhas e por jornalistas estrangeiros mostram um rastro de destruição. A fachada do edifício, que estava em obras, desabou, ficando completamente destruída. Os quatro primeiros andares da edificação ficaram seriamente danificados, cercados por escombros e pedaços de vidros.

Logo após a explosão, que foi ouvida a distância, uma nuvem de fumaça se desprendeu do local, gerando uma densa camada de pó que cobriu parte da Avenida Prado, aonde fica localizado o hotel, no centro da capital cubana.

Com informações das Agências Reuters, AFP e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo