Luís Roberto Barroso profere conferência sobre Liberdade de Expressão e Democracia em evento da FGV Direito SP e FGV Editora

Encontro ocorrerá em 02 de maio e marca o lançamento da segunda edição da tradução da obra de Owen Fiss, A ironia da Liberdade de Expressão, pela FGV Editora e FGV Direito SP. Owen Fiss participará do encontro por meio de um vídeo

Luís Roberto Barroso, ministro do STF – Foto: Acervo Pessoal

A PLED (Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia) da FGV Direito SP e a FGV Editora recebem no dia 02 de maio o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que irá proferir conferência sobre liberdade de expressão e democracia.

O evento marca o lançamento da segunda edição da tradução do livro de Owen Fiss, A ironia da Liberdade de Expressão, traduzido pelos professores Caio Mario da Silva Pereira Neto, da FGV DIREITO SP, e Gustavo Binenbojm, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

A fala do ministro deve contemplar o conteúdo da obra à luz dos desafios do Brasil contemporâneo no que se refere a liberdade de expressão. Na sequência, ocorre debates e comentários com os professores Caio Mario, Gustavo Binenbojm, Oscar Vilhena Vieira, da FGV DIREITO SP, Ronaldo Porto Macedo Jr. e Clarissa Piterman Gross, coordenadores da PLED.

Owen Fiss nasceu em 1938 e é professor da Yale Law School, onde leciona, entre outras, nas áreas de teoria do direito e direito constitucional. Fiss é um dos fundadores dos programas em América Latina e Oriente Médio da Yale Law School. Recentemente, ele recebeu o 2020 Henry M. Phillips Prize in Jurisprudence concedido pela American Philosophical Society, tendo se tornado o vigésimo sexto recipiente do prêmio desde a sua criação em 1888. Ele participará do encontro por meio de um vídeo.

A Ironia da liberdade de expressão, lançado originalmente em 1996, tece algumas análises sobre a relação do Estado com a liberdade de expressão, o papel da imprensa e das artes e um cenário futuro. Para saber mais sobre o livro, acesse aqui.

O evento será das 9h30 às 13h presencial e as inscrições são limitadas. Será exigida a apresentação de comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.

Para inscrição de participação no evento, acesse aqui.

Abaixo segue a programação:

Programação do evento “Owen Fiss e a Ironia da Liberdade de Expressão”

9h30 – Recepção dos participantes com coffee break

9h50 – Abertura

Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP

10h — Palestra do Ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF)

10h50 – Debatedores e Comentários

Caio Mário da Silva Pereira, professor da FGV Direito SP

Gustavo Binenbojm, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP

Ronaldo Porto Macedo Jr., professor e coordenador da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da FGV Direito SP

Clarissa Piterman Gross, professora e coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da FGV Direito SP

11h50 — Intervenção por vídeo do Prof. Owen Fiss, autor do livro “A Ironia da Liberdade de Expressão”

12h- Perguntas do público

12h30 – Encerramento

Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo