Professores de MS concorrem na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Após se destacarem na etapa estadual, educadores de Terenos irão concorrer com vencedores de outros estados do país

Dois professores de Mato Grosso do Sul, ambos do município de Terenos, estão concorrendo na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Os finalistas se destacaram nas categorias “Ensino Fundamental Anos Iniciais” e “Ensino Fundamental Anos Finais”, na etapa estadual, realizada em fevereiro deste ano. Os vencedores da premiação nacional serão conhecidos no dia 12 de maio, em cerimônia que ocorrerá em São Paulo, na feira Bett Educar.

Foto: Sebrae/MS – Divulgação

Esta é a segunda edição do prêmio que tem o intuito de reconhecer e valorizar professores por seus trabalhos na implementação de práticas criativas e inovadoras na rotina de seus alunos. Mato Grosso do Sul foi o estado com mais inscrições da região Centro-Oeste, com 21 projetos concorrendo. A premiação destaca iniciativas que tenham o potencial de oferecer soluções inspiradoras que podem dar origem a novas ações em todo o país.

De acordo com o gerente da unidade de competitividade empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, a premiação é uma forma de estimular educadores de todo o estado a desenvolver projetos empreendedores junto a seus estudantes. “Os professores são figuras de referência para seus colegas e alunos. Eles impulsionam e inspiram esses jovens a pensar no futuro da sociedade. A premiação é uma forma de valorizar e estimular ainda mais a educação empreendedora no ambiente educacional.

A gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, afirma que o Sebrae tem realizado um trabalho constante junto aos alunos e professores do estado, levando inovação e empreendedorismo aos estudantes, e que a vitória estadual e as indicações a etapa nacional são uma forma de reconhecimento. “A premiação comprova a relevância do projeto na vida dos alunos e professores do estado.  E esperamos trazer esses prêmios para reforçar ainda mais a importância da inovação e criatividade dentro das salas de aula”, comentou.

Uma das finalistas na etapa nacional é a professora da Escola Municipal Antônio Sandim, Marinalva Silva, que concorre com o projeto “Filtragem de Água com Recursos Alternativos e Naturais”. A iniciativa consiste em filtrar a água por meio de modos alternativos, utilizando recursos naturais, como carvão areia, pedra, algodão e garrafa pet. A falta de água potável, situação presente em locais próximos, motivou o projeto e teve grande adesão da turma.

Fiquei muito feliz com a primeira premiação e a indicação na etapa nacional. O projeto teve ótimos resultados e fez a diferença na vida dos estudantes, despertando neles o espírito inovador e empreendedor”, comentou a professora sobre a indicação do projeto como finalista na premiação nacional.

Para outro educador finalista, o professor da Escola Municipal Acampamento Campo Verde, Gerson Leonardo, que trabalha há cerca de quatro anos com educação ambiental, o reconhecimento do projeto é um marco em sua trajetória, além de mostrar ao país o potencial das cidades do interior. “Para uma escola pacata do interior, ter seu projeto representado a nível nacional, é a realização de um sonho. Isso mostra a capacidade da educação empreendedora na vida dos alunos”, pontuou.

O projeto “Da Terra Brota Vida”, idealizado por Gerson, surgiu da necessidade de resgatar o uso medicinal das plantas. Os alunos participaram ativamente trazendo mudas de ervas e receitas, de suas famílias, para compartilhar com a turma. A partir de então, foi criado um compilado com as receitas da classe, que foi escrito e organizado pelos próprios estudantes, com detalhamento científico das plantas e suas aplicações.

Na etapa nacional, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora irá condecorar os professores vencedores com uma bolsa integral para o MBA em Educação Empreendedora 5.0; participação na cerimônia de premiação nacional; e missão técnica nacional totalmente custeada pelo Sebrae, além de troféu e divulgação para todo país.

Para saber mais informações sobre os projetos desenvolvidos pelo Sebrae/MS, entre em contato pelo telefone 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo