Macacos doentes são resgatados em bairro de Campo Grande (MS)

Dois macacos-pregos (sapajus apela – nome científico), sendo um adulto e um filhote, foram resgatados na segunda-feira (04) pela Polícia Militar Ambiental (PMA) no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Os animais silvestres foram encontrados por uma moradora caídos no chão, sendo que o filhote estava abraçado ao macaco adulto. Acredita-se que a macaca seja a mãe do filhote.

Foto: PMA/MS – Divulgação

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até o local e resgatou os dois animais, que aparentavam estar bastante debilitado. A macaca adulta estava com dificuldade de locomoção.

Os animais foram capturados e colocados em uma caixa de contenção. Posteriormente eles foram levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque dos Poderes, aonde receberam atendimento médico veterinário.

O médico veterinário do CRAS, Lucas Cazati, informou que durante o exame clínico, a macaca adulta não apresentou sinais de fraturas e nem de luxações. Acredita-se que sintomatologia apresentada seja um caso de intoxicação ou envenenamento.

Testes e exames complementares estão sendo realizados nos dois animais silvestres, tanto no filhote, quanto no adulto.

Lucas Cazati salientou que o estado de saúde do macaco-prego adulto (fêmea) é extremante grave, porque ela ainda permanece desacordada.

Já o filhote foi retirado da mãe e apresenta estado de saúde estável. Ele está sendo amamentado e recebendo todos os cuidados possíveis.

A prioridade agora do CRAS é conseguir estabilizar o quadro clínico do animal adulto, e conseguir recuperar totalmente a sua saúde”, disse Lucas Cazati.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo