Integridade gastrointestinal potencializa eficiência nutricional e reduz custos com a dieta das aves

Transformar e transferir. Essas são as principais funções do Sistema gastrointestinal (SGI), responsável pela eficaz nutrição das aves. Para que cada célula possa transportar os nutrientes é preciso que ele, o SGI, esteja em perfeito funcionamento. Em tempos de altas de custos dos grãos isso significa economia, destaca o médico veterinário Rodrigo Slembarski, da Auster Nutrição Animal. “Ao garantir o bom desempenho do sistema gastrointestinal das aves, é possível produzir mais proteínas animais com menor consumo de alimentos, porque os nutrientes são aproveitados de forma mais eficiente”, reforça.

Frango de corte – Crédito: Giuliano Miranda/CNA

Habitado por inúmeras bactérias que não podem entrar no sistema circulatório, o trato gastrointestinal (TGI) precisa ser preservado, pois é responsável por 70% do sistema imune da ave: mantê-lo protegido também garante a saúde. O especialista da Auster Nutrição Animal recomenda atenção logo na fase inicial de vida das aves. “Com o passar dos anos e o continuo avanço genético, os frangos de corte se tornam mais eficientes e atingem o peso de mercado cada vez mais cedo. Nesse processo, a fase inicial é essencial para garantir a otimização da eficiência digestiva e o bom desempenho na fase adulta até o abate”.

Para promover a otimização desse processo, Slembarski recomenda que os especialistas optem por conceitos nutricionais que beneficiem a integridade e a funcionalidade dos sistemas metabólicos das aves, principalmente o SGI. A utilização de superdose de fitase (AelaP SD) para frangos de corte é um bom exemplo, já que “garante o melhor aproveitamento da dieta animal, prevenindo perdas de desempenho por fatores anti nutricionais”.

Outro conceito também importante é a utilização de ácido butírico micro encapsulado. Esse insumo pode auxiliar a nutrição e a manutenção das células intestinais e de níveis de vitaminas e minerais elevados, atuando nos sistemas imune e antioxidante, contribuindo para que as aves a passem pelos períodos de estresse com o menor índice de perda possível.

A nutrição adequada garante o melhor aproveitamento dos alimentos e, por consequência, a qualidade do sistema gastrointestinal. Com isso, as aves mostram todo o seu potencial genético, produzindo mais com menos. O ganho vai além: a economia devido à maior eficiência nutricional abre espaço para investir e dar segurança aos resultados zootécnicos, cada vez mais importantes para a redução de custos e o aumento da produtividade”, completa o médico veterinário Rodrigo Slembarski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo