Mascarados sem máscaras

As máscaras começam a cair, como se em efeito dominó: Moro abandona Álvaro Dias e seu Podemos; ‘terceira via’ constata a inconsistência de sua proposta; BolsoDória derrete depois de polarizar com o tucanato-raiz; ACM Neto se mostra por inteiro e revela o mistério da família Magalhães, e Bolsonaro muda tudo para tentar manter-se como está.

Ainda não vivemos o reinado de Momo deste ano e, mal finda o mês de março, o Brasil acorda de um pesadelo inusitado. Máscaras caem feito chuva de papel e serpentina, ou melhor, como em efeito dominó.

O leitor, que não é bobo, já percebeu que não nos referimos às abandonadas e ainda necessárias máscaras anticovid-19 e muito menos às máscaras de carnaval. As máscaras que caem são das raposas políticas que até pouco tempo se declaravam imaculadas, ou no mínimo diferentes dos políticos convencionais.

Pior: embora a crônica política atribua ao mês de agosto a temporada de azaração partidária no Brasil, sobretudo para o situacionismo desde os tempos de Getúlio Vargas, Jânio Quadros e João Goulart, cujo futuro político foi rifado pelas raposas de seu tempo, neste ano março ficou com a sina de agosto.

Mal se filiou ao Podemos de Álvaro Dias, o ex-juiz da Leva Jeito, Sérgio Moro, abandona seu mais ardente fã, defensor e conterrâneo para surfar na onda da ‘terceira via’. Por sua vez, esta constata a inconsistência de sua proposta ao ver quadros emblemáticos se desligando da legenda que ainda insiste em sua viabilidade. E João Dória, o da alegórica BolsoDória de 2018, vê derreter sua candidatura depois de travar aguerrida queda de braço com o tucanato-raiz e perceber que não é tão consensual nem em seu estado. Isso o falecido ex-governador tucano de primeira hora (e ex-comunista) Alberto Goldman já antevira, em 2018, ao mais narciso da nova geração de tucanos predadores.

Mas para ACM Neto a coisa está mais feia, pois a longeva rede de conluios com que o avô se impôs perante as oligarquias baianas no tempo da ditadura começa a minar, justo no momento em que mais precisa de força política para fazer acordos que lhe assegurem um futuro diferente que o de seu pai e tios, a geração perdida da família Magalhães. Eis que março, o mês das abundâncias (e como nunca das tragédias sob as águas), começa a lembrar o temido agosto para os situacionistas, sobretudo os mais próximos do ‘messias’ e sua família, que deverão ter contra si ao longo da campanha, além de Lula, ex-aliados como Moro, Dória, Álvaro Dias e Simone Tebet, entre muitos outros.

Ainda que Bolsonaro insista ser a expressão política dos militares e ponha, em seu afã de se reeleger, outro general como vice (aquele que como ministro da Defesa fez apologia ao golpe de 1964 antes de se desincompatibilizar do cargo), ele e seu mandato são cada vez mais identificados como do centrão, responsável pela sobrevivência política de seu governo. Mais que crise de identidade, enfrenta internamente o risco de abandono de seu fiel e tresloucado tripé BBB (bala-bíblia-boi). As últimas defecções, como a do ex-ministro da Educação e do ex-presidente da Petrobras, são reveladoras.

Refém da sanha do centrão, o ‘mito’ vive seu ocaso extemporâneo, a nove meses do fim deste mandato. Essa desconfortável realidade ficou exposta quando o novo partido ao qual está filiado comprou as dores do ex-capitão, conseguiu uma censura via decisão judicial e provocou uma contundente rejeição junto à juventude e ao meio artístico. Ainda que possa dar alento à campanha para sua reeleição, a intensificação da ação predadora do centrão sobre o erário brasileiro para reverter a tendência claudicante do candidato à reeleição, segundo as diferentes pesquisas de intenção de votos, tudo leva a um difícil êxito em segundo turno, nos mais diferentes cenários.

Diferente de 2018, quando o discurso agressivo de candidato oposicionista e a ausência em quase todos os debates entre os presidenciáveis foram determinantes, em 2022 ele deverá se reencontrar com a temida realidade. Sem fakeada e disparadas de mensagens de fakenews, este ano sua campanha pela reeleição está no fio da navalha. O fato de ter deixado todos os processos judiciais ‘para depois’, as sentenças na véspera da campanha devem dificultar ainda mais o futuro imediato. Até porque, como o texto bíblico diz, quem semeia vento colhe tempestade.

 

*Ahmad Schabib Hany

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo