Livro de crônicas de Sylvia Cesco é lançado em Campo Grande com recursos do FIC

Campo Grande (MS) – Abril é um mês especial. Nele se celebra um dos hábitos humanos mais fascinantes e libertadores: a leitura. Tanto que nos dias 02 e 18/4, são comemorados o Dia Nacional e o Internacional do Livro Infantil, respectivamente, além do Dia Mundial do Livro em 23/04.  Com tantas datas festejando a Literatura, abril de 2022 traz ainda uma ótima notícia para os leitores de Mato Grosso do Sul: no dia 7 de abril será lançado “Um Palmo e Meio de Proseio”, o primeiro livro de crônicas da poeta Sylvia Cesco.

Livros anteriores da escritora Sylvia Cesco – Foto: Acervo Pessoal

A publicação foi financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e será lançado pela editora Marruá, Arte e Cultura, a partir das 19h30, na Plataforma Cultural, antiga estação ferroviária. Será um evento informal em que não faltarão músicas, outra paixão de Sylvia Cesco, além de outras interessantes interferências culturais.

Por ser um gênero que registra acontecimentos da vida cotidiana, a crônica está quase sempre em sintonia com os assuntos gerados nas ruas de uma cidade, retratando o espaço urbano, os acontecimentos e os tipos humanos que passam por ali, resultando em valioso e didático acréscimo aos acervos de fontes tradicionais de pesquisa histórica.

“Entre outras funções maravilhosas, a Literatura desempenha um papel fundamental para a preservação da memória de um povo”, afirma Sylvia Cesco. De fato, em “Um Palmo e Meio de Proseio”, desfilam tipos comuns, personagens anônimos e figuras públicas conhecidas de MS, como a Profa. Maria da Glória Sá Rosa, o Dr. Wilson Barbosa Martins, o poeta Manoel de Barros, o escritor Abílio Leite de Barros, entre outros. O olhar sensível da autora ao conviver com eles, os traz para perto do leitor em linguagem coloquial, leve, poética e até mesmo bem-humorada. “Os personagens do livro são desta Cidade Morena, onde nasci, e que tanto amo,  e os  ‘causos’ foram vivenciados por mim. Ninguém me contou, ficaram registrados na minha memória afetiva”, conta a autora.

Perguntada sobre qual seria, na opinião dela, o segredo de um bom texto, Sylvia Cesco não titubeia e responde: “Para mim, qualquer texto, em qualquer gênero, prosa ou poesia, precisa transmitir encantamento, seja em seu conteúdo ou em sua forma”.  A autora lembra ainda que a sua ex-professora Maria da Glória Sá Rosa e também a amiga Ceila Puia, ambas já falecidas, foram as grandes incentivadoras para que ela escrevesse, conhecedoras que eram, na intimidade, dos seus textos. E completa: “Expressar sentimentos, ideias, opiniões por meio da palavra escrita, seja em poesia ou em prosa, é a minha grande paixão.  A palavra é a minha pátria”, afirma. O livro “Um Palmo e Meio de Proseio” traz um QR Code em sua contracapa que remete ao canal da editora e produtora Marruá, Arte e Cultura no YouTube. Nele, os leitores terão acesso a vídeos com três crônicas do livro interpretadas pela diretora da Marruá, a atriz Andréa Freire, mostrando um pouco do universo da obra.

Escritora Sylvia Cesco – Foto: Acervo Pessoal

Sylvia Cesco em viva voz 

Quem quiser conhecer melhor o processo criativo e a trajetória de Sylvia Cesco não pode perder uma palestra interativa que a escritora irá ministrar no dia 29 de abril, às 19h, no auditório da UEMS, em Campo Grande. “O intuito desse encontro é aproximar os acadêmicos de Letras e demais pessoas interessadas por Literatura com a artista. Todos são bem-vindos!”, explica Andréa Freire. Para participar da palestra, basta comparecer ao auditório da UEMS no dia e horário marcados. O acesso é gratuito.

Sobre Sylvia Cesco

Sylvia Cesco nasceu em Campo Grande, MS. Tem formação em Letras, Pedagogia e Psicopedagogia; Especialização em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Taubaté/SP e Pós-Graduação em Educação e Supervisão Escolar pela USP/SP. Professora, também exerceu atividades de gestão pública e privada.

É autora de textos de peças de teatro, (tendo atuado também como Diretora teatral) elaborados com textos de poetas regionais, nacionais e internacionais. Letrista de composições gravadas por conhecidos músicos e corais de Campo Grande. Publicou: “Guavira Virou”; “Mulher do Mato”; “Sinhá Rendeira”; “três poetas amigos uma via: aldravias”, este último em co-autoria com os também poetas Janet Zimmermann e Paulo Robson de Souza.  “Ave Marias, Cheias de Raça” (Contos); “Histórias de Dona Menina” (Literatura infanto-juvenil); “A Glória desta Morena” (Org.), antologia de contos e crônicas de autores de MS, em homenagem à Maria da Glória Sá Rosa, e que traz alguns dos seus textos inéditos. Em 2022, lança seu livro de crônicas: “Um Palmo e Meio de Proseio” pela editora e produtora Marruá Arte e Cultura. Atualmente, Sylvia é diretora Cultural Adjunta da União Brasileira de Escritores- UBE/MS.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Um Palmo e Meio de Proseio”, de Sylvia Cesco

 Data: 07 de abril de 2022

Local: Plataforma Cultural (Estação Ferroviária, Av. Calógeras ao lado da Feira Central)

Horário: A partir das 19h30

Entrada franca

Palestra com escritora Sylvia Cesco

Data: 29 de abril

Local: Auditório da UEMS, Av. Dom Antônio Barbosa, 4155, Campo Grande

Horário: 19h

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo