Desfile das Escolas de Samba da Capital acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril

Governo e FCMS investem 500 mil

Campo Grande (MS) – O Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande vai acontecer nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, na Praça do Papa. O carnaval este ano não pôde ser realizado no período tradicional, em fevereiro/março, por conta do então momento epidemiológico da cidade pela alta incidência da Covid-19 e gripe H3N2 e considerando também a decisão do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, de não autorizar o carnaval de rua naquele momento.

Corte de Momo no Carnaval de 2022 – Foto: Divulgação do Instagram da Lienca

“Diante da decisão de responsabilidade do município de não realizar o carnaval em fevereiro, levou-se em consideração a proposta de apresentação de adiamento do desfile das escolas de samba de Campo Grande. A Fundação de Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul mantêm o compromisso firmado com a Lienca do repasse de recursos para o carnaval 2022, que totalizam 500 mil reais”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gustavo Cegonha.

O presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca), Alan Catharinelli, disse que, apesar de este ano ser atípico, de o carnaval ser realizado numa data atípica, devido à pandemia, as escolas estão fazendo um trabalho muito alegre, com muita alegria, com muita folia para a população, considerando que ano passado não teve carnaval. “Mas a nossa previsão é que este carnaval seja atípico somente para este ano. Mas graças a Deus nós iremos realizar nossos desfiles, e ressaltar que nós estamos entre as dez cidades brasileiras que irão realizar os desfiles das escolas de samba. Então estamos aí, com o apoio do Governo do Estado, que tem sido firme com a gente, que tem nos apoiado desde que o governador Azambuja assumiu. Ele sempre teve o compromisso com a nossa cultura carnavalesca, sempre nos apoiou, nunca nos abandonou dando toda a estrutura financeira, toda a parte logística e de infraestrutura para o desfile das escolas de samba”.

Para Catharinelli, é fundamental este apoio da Fundação de Cultura, “que visa valorizar a cultura carnavalesca, gerar emprego, renda, para aquelas pessoas que no período do buscam um pouco, através do seu trabalho, das suas vendas, incrementar a sua economia. Deixando claro que a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande, a Fundação de Cultura e o Governo do Estado sempre foram parceiros, e nós só temos que agradecer imensamente ao nosso governador, ao presidente da Fundação de Cultura, Gustavo Cegonha, por sempre estar com a gente, por estender a mão para nós e não deixar essa cultura carnavalesca, tão tradicional em Campo Grande, tão valorosa, deixar de ser realizada. É claro que este ano, com algumas adaptações, mas vamos sim realizar com todo esse apoio”.

No dia 20 desfilam Herdeiros do Samba, (com o samba-enredo O Negro que com sua Sapatilha Voa), Unidos do Aero Rancho (Braços são aços, rodas coração, direito e inclusão) e Cinderela Tradição do José Abrão (Cinderelas que brilham. A força do empoderamento feminino).

No dia 21 é a vez da Deixa Falar (Mo Jubá, a força de uma raça), Vila Carvalho (Elementos Elementais) e Unidos do Bairro Cruzeiro (Obrigado meu Deus pela fé que me guia – São 40 anos de alegria).

E finalizando os desfiles, no dia 22, Igrejinha (Igrejinha, o enredo do meu samba) e Os Catedráticos do Samba (Miltinho Viana, o Cowboy do Rádio).

A Corte de Momo deste ano é formada pelo Rei Momo Gustavo Alves, pela Rainha do Carnaval Chris Almeida e pela Princesa Lucka Matos. O presidente da Lienca ressalta que por não ter sido realizado o carnaval ano passado, não teve a Corte de Momo 2021. “A Corte de 2020 composta pelo rei, rainha, 1a. e 2a. princesas encerrou seu reinado no carnaval de 2021 e não representou a corte de 2021, ou seja, executaram seus trabalhos conforme contrato assinado até o carnaval de 2021. A corte de momo 2022 foi escolhida pela Lienca com o aval de todas as escolas de samba, e apresentada no dia 04/12 na comemoração ao dia municipal do samba. Fica o convite para todos prestigiarem desfiles das escolas de samba nos dias 20, 21 e 22 de abril na Praça do Papa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo