Entenda as diferenças da vacina da gripe 2022

Imunização é fundamental na reta final da pandemia

No final de 2021 tivemos um surto de influenza e a corrida pela vacina contra a gripe foi grande. O surto foi causado pela cepa Darwin (H3N2), que não constava na vacina de 2021, mas protegia contra demais vírus.

As doses desse ano contêm essa cepa e por isso é necessária a imunização esse ano, mesmo quem tomou em dezembro ou janeiro.

Foto: Agência Brasil/ABr – Divulgação

A vacina é uma importante aliada do sistema imunológico, pois permite que ele produza anticorpos para lutar e proteger o seu corpo do ataque de agentes infecciosos. O outono é a época ideal, pois dá tempo do corpo se proteger até o inverno, que é marcado pela queda da temperatura. O sistema respiratório acaba sendo alvo de vírus e bactérias. Em locais fechados, a velocidade em que esses patógenos se espalham aumenta significativamente, ocasionando diversas infecções respiratórias.

Principalmente neste período de final de pandemia, é importante se prevenir. Pensando especialmente nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como idosos, gestantes, a vacinação previne as doenças que podem ser desencadeadas pela gripe e fortalecem o sistema imunológico”, destaca o Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, diretor técnico responsável Imunitá.

A chance de transmissão aumenta em ambiente domiciliar, creches, escolas e/ou em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número de pessoas e da intensidade do contato entre elas.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e se mantêm, em geral, de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Deixar de tomar a vacina da gripe é ainda mais prejudicial para idosos, fumantes, pessoas com comorbidades, como doenças cardíacas, renais ou diabetes, e imunossuprimidas. Esses grupos têm mais chance de evoluir para pneumonia bacteriana ou viral, que podem reverter para sepse e causar a morte.

A vacina é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Crianças com 9 anos incompletos que nunca se vacinaram contra gripe, precisam de duas doses, os demais apenas uma”, explica o médico.

Para as empresas, as campanhas de vacinação contra a gripe são a base dos programas de prevenção à saúde dos seus funcionários, evitando até 60% a menos de faltas no trabalho.

A vacina tetravalente já está disponível em todas as unidades da Imunitá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo