Alunos de escola municipal da Capital aprendem a fazer os bugrinhos de Conceição durante a Semana do Artesão

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

Campo Grande (MS) – Alunos da oitava série da Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira tiveram uma aula de Artes diferente na manhã desta segunda-feira, 21 de março de 2022. Eles participaram de uma oficina de artesanato dentro da programação da 14ª Semana do Artesão.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

A oficina consiste em que os estudantes construam pequenos bugrinhos esculpindo sabão com espátula e pintando com tinta guache. O objetivo é que os participantes conheçam um pouco da obra de Conceição dos Bugres, continuada por seu neto, Mariano, ministrante da oficina.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

Mariano Antunes Cabral Silva, o neto de Conceição e quem continuou seu trabalho, explicou que os bugres surgiram devido a um sonho de Conceição. Ela sonhou com os bugres e depois começou a esculpir com rama de mandioca, que foi substituída por madeira para evitar apodrecimento. Ele ajuda sua avó com as esculturas desde os 12 anos. “Hoje eu estou faceiro, estou alegre. Faz tempo que eu não ia numa escola fazer oficina. Eu fico muito emocionado, eu não via a hora de voltar. Por causa da pandemia, nós não podíamos fazer”.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

Mariano acompanhava entusiasmado a evolução dos alunos na feitura do bugrinho de sabão. Thiago dos Santos Gonçalves, de 12 anos, gostou muito de aprender a fazer o bugrinho. “Estou esculpindo no sabão para treinar o bugrinho, depois quando a gente já souber, a gente pode esculpir na madeira. É minha primeira vez, nunca tinha visto um bugrinho. A professora falou que vai cair na prova. Eu queria, ao longo do tempo, da minha vida, ir aprendendo sobre a cultura”.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

Seu coleguinha Ellyahu Centurion de Oliveira, de 13 anos, disse que só tinha visto o bugrinho pela televisão. “Estou aprendendo a cultura do Estado. É muito difícil fazer, o ‘cara’ tem que ser um ‘bonzão’ para fazer. Vou levar o meu pra casa, vai ficar de decoração da casa”.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

A tímida Lanna Rafaela de Lima Gonçalves, de 12 anos, fez um bugrinho bem bonitinho de sabão: “Foi um pouco difícil fazer a boca e o nariz, porque são pequenos. Eu nunca vi um bugrinho e não conhecia o Mariano. Vou deixar meu bugrinho na prateleira. Talvez eu faça mais bugrinhos de sabão lá em casa”.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

A diretora da escola, Lucilene Fernanda de Oliveira, afirmou que a oficina realizada no oitavo ano durante a Semana do Artesão vai acrescentar na aprendizagem dos alunos. “Olha o envolvimento deles! Esta oficina tem a ver com a história de Mato Grosso do Sul. É muito importante para eles conhecer a cultura de MS. É uma oportunidade única”.

Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

Para a professora de Artes, Waldice Queiroz, é algo enriquecedor os alunos terem esse contato direto com as origens, com quem faz o artesanato. “Eles passam a valorizar mais a cultura regional. É uma oportunidade de conhecer e transmitir o conhecimento para outros. Eles vão se lembrar dessa experiência por muito tempo”.

A programação de oficinas de artesanato nas escolas de Campo Grande durante a 14ª Semana do Artesão continua na tarde desta segunda-feira (21.03). Será realizada na Escola de Educação Especial Raio de Sol (Pestalozzi) a Oficina de Modelagem em Argila, com Rosenir Batista.

Mais informações sobre a Semana do Artesão na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelo telefone (67) 3316.9107. Confira AQUI a programação da Semana do Artesão e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo