Livro conta a história de famílias que contribuíram para a formação de MS

Pesquisa realizada pelo autor durou 15 anos e passou por países como Portugal e Espanha em busca de documentos históricos

Flávio Barbosa – Crédito: Raquel de Souza

De onde viemos? E por que somos assim? Essas foram as perguntas que despertaram a curiosidade do advogado, empresário e pesquisador historiográfico Flávio Affonso Barbosa. Buscando saber mais sobre a origem da própria família, ele se aprofundou tanto em suas pesquisas que acabou reunindo material para falar sobre as famílias que se entrelaçaram na formação da sociedade sul-mato-grossense. Todo esse conhecimento está reunido nas 608 páginas do livro “Laços de Família: Genealogia, História e Curiosidades na Formação da Sociedade Sul-Mato-Grossense”, que será lançado na quarta-feira, dia 16, às 19h, na Esplanada Ferroviária.

Filho de uma das famílias pioneiras na colonização do sertão de Mato Grosso do Sul, nascido em Campo Grande e criado em contato com a natureza exuberante do Pantanal e da Vacaria, onde ouviu muitas histórias de lutas e conquistas, Flávio diz que não busca intitular-se genealogista, historiador ou antropólogo, mas um mero pesquisador que buscou investigar diversas fontes historiográficas para encontrar respostas aos seus questionamentos.

A pesquisa desenvolvida por ele, iniciada em 2006, demorou 15 anos para ser concluída e o levou a uma viagem de mais de 4 mil quilômetros por Portugal e Espanha, onde descobriu “verdadeiras pérolas” – curiosidades e documentos sobre a origem de sobrenomes como Silva, Costa, Souza, Pereira, Barbosa, Rezende e vários outros, cujos brasões estampam a capa do livro. “Este trabalho não foi inspirado pela vaidade de ostentar a nobreza de antepassados, haja vista que, entre os diversos laços familiares, existem troncos humildes, vinculados com bandeirantes perseguidos pela inquisição, e outros ramos de indígenas, cujos membros tornaram-se nobres não por escudos ou títulos, mas por seus grandes feitos na colonização do sertão do Brasil”, explica o autor.

Castelo Honra de Rezende, em Portugal, onde surgiu o sobrenome Rezende – Crédito: Acervo Pessoal

Entre os fatos curiosos relatados no livro está uma revolução ocorrida em 1892, em Corumbá, que declarou a independência do sul de Mato Grosso, que se constituiu em um país livre e soberano sob o nome de República Transatlântica, fato relatado, na época, em jornais de vários países. Além das histórias do Estado, o autor apresenta fatos que remetem à história do Brasil, frutos de sua extensa pesquisa, cuja base documental permitirá que descendentes dos colonizadores do sertão sul-mato-grossense possam conquistar a cidadania portuguesa em razão do entrelaçamento das famílias com judeus perseguidos pela inquisição, bem como traz a informação histórica de que quem descobriu o Brasil não foi Pedro Álvares Cabral, mas Duarte Pacheco Pereira, dois anos antes.

Apesar de volumoso, rico em detalhes e em ilustrações, nenhum tema ou momento histórico relatado teve a pretensão de esgotar o assunto como uma verdade absoluta, mas, ao contrário, apenas oferecer um panorama da formação da sociedade sul-mato-grossense por meio do entrelaçamento das diversas famílias objeto de estudo”, esclarece Flávio Affonso. Segundo o autor, a obra, permeada por muitas imagens, utiliza linguagem simples, para uma leitura agradável que possa despertar emoção e virar tema “das conversas dos parentes nas rodas de tereré”.

Serviço: O livro “Laços de Família: Genealogia, História e Curiosidades na Formação da Sociedade Sul-Mato-Grossense”, de autoria de Flávio Affonso Barbosa, publicado pela Life Editora, será lançado na quarta-feira, dia 16 de março, às 19h, na sala de vernissage da Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras nº 3.015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo