Marcos Estevão e Sérgio Martins são eleitos novos imortais da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

O escritor e médico Marcos Estevão dos Santos Moura e o escritor e desembargador Sérgio Fernandes Martins, na tarde desta terça-feira 8/3, foram eleitos novos imortais da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, em assembleia geral da ASL, conforme o estatuto da instituição e de acordo com recente edital de abertura de vagas. Marcos Estêvão ocupará a Cadeira nº 24, na sucessão do saudoso acadêmico Francisco Albuquerque Palhano, falecido em 2020; e Sérgio Martins ocupará a Cadeira nº 32, na sucessão do acadêmico Abílio Leite de Barros, falecido em 2019.

Os novos imortais se inscreveram regularmente ao pleito, conforme exigências estatutárias da ASL na abertura de vagas, e foram eleitos por votação geral em plenário – as posses solenes de ambos serão marcadas em breve. Realizada no auditório da entidade, com significativa presença de Acadêmicos e obedecendo protocolos de biossegurança, a sessão foi dirigida pelo atual presidente da Academia, acadêmico Henrique Alberto de Medeiros Filho.

Os novos Imortais:

Marcos Estevão dos Santos Moura é escritor, poeta, médico e palestrante, sendo autor de diversos livros, como: “A Caserna em Versos e Rimas e um Pouco de Prosa” (2010), “Meu Nome é Romualdo” (2016), “Dependência Química – Uma Prisão de Ponta-cabeça” (2016), “Pedaços de Mim” (2017), “Circulus Libenter” (2019) e o mais recente “Távola de Palavras e Silêncios” (poemas, 2021). Na área profissional, Marcos Estevão é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará/UFPA, sendo Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com títulos de especialista em Psiquiatria e em Psiquiatria Forense pelas Associação Brasileira de Psiquiatria/ABP e Associação Médica Brasileira/AMB, entre outras graduações – como no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Escola Paulista de Medicina -, tendo ainda participado de inúmeros cursos no Brasil e no Exterior, entre eles em Honolulu, USA. Entre suas atividades atuais, além de Diretor Técnico e Clínico da PROMAGNI – Estimulação Magnética Transcraniana, participa de diretorias de Associações, Câmara Técnica e Conselhos diversos em Campo Grande-MS. Médico Psiquiatra R/1 do Exército Brasileiro, foi também Médico Psiquiatra da UFMS de 1996 a 2008. Natural de Belém-PA, reside em Campo Grande-MS desde 1993. Entre outros reconhecimentos concedidos, foi condecorado com o título honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (2015) e Mérito pela Valorização da Vida, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em reconhecimento à significativa contribuição nas ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas (2010). Recentemente, ministrou na ASL a concorrida palestra “A Expressão Artística e a Fronteira entre Sanidade e Loucura”em evento aberto ao público.

Sérgio Fernandes Martins é escritor, desembargador e articulista, sendo autor e coautor dos livros “Proposta de Combate à Criminalidade”, em colaboração com o desembargador Sérgio Martins Sobrinho (1991); “Teoria e Direito das Obrigações Contratuais: uma nova visão das relações econômicas de acordo com os Códigos Civil e Consumidor” (2005); “Tributos Municipais na Federação Brasileira como fator de Realização da Justiça Fiscal” (2006); 30 anos de vigência da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul”, comentários a dispositivos da Constituição Estadual (2019); “Revista Jurídica UNIDERP”, coautor (2003) e Revista Jurídica Fic-Unaes “Ciência e Direito”, coautor (1998). Foi colunista e colaborador do “Jornal da Cidade” (1983 a 86) – com crônicas, artigos, poesias e críticas literárias e de cinema -, e teve publicações nas revistas da Academia de Letras Jurídicas de MS  (2009) e Justiça e Cidadania (2019). Natural de Dourados-MS, Sérgio Martins na atuação profissional é Desembargador no TJ/MS, tendo sido graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ – Faculdade Nacional de Direito/FND (1982), com Mestrado em Direito das Obrigações pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB em convênio com a UNESP (1999) e Mestrado em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho/UGF, RJ (2005). Além do Curso de Jornalismo pela Escola de Comunicação “Assis Chateaubriand”, RJ (1980), possui incontáveis participações em Cursos, Seminários, Fóruns e Congressos, entre elas na OAB, UFRJ, UFMS, Escola Superior de Guerra, FUCMAT, Sebrae, UCDB, Fórum Nacional de Procuradores Gerais das Capitais Brasileiras, Escola Superior do Ministério Público e Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil. Exercendo advocacia desde 1985, foi também assessor e consultor de instituições, professor de Direito Comercial, Direito Econômico e Direito Empresarial na UCDB por 19 anos; vereador eleito por Campo Grande-MS; presidente da União de Vereadores de MS; Advogado-geral e posteriormente Procurador-geral do Município de Campo Grande; além de Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo do Estado de MS. Tem ainda diversas palestras proferidas, participações em debates e bancas examinadoras. Entre outros reconhecimentos concedidos, recebeu o título de “Cidadão Campo-grandense” e Diploma de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras:

Comemorando o seu Cinquentenário, a ASL – com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL – foi fundada pelos escritores Ulysses Serra, Germano de Souza e José Couto Vieira Pontes, em 30 de outubro de 1971. A instituição surgiu com o nome de Academia de Letras e História de Campo Grande, que predominou até final de dezembro de 1978, quando, às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS), em 1979, a entidade foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). Adotando abalizados critérios para a habilitação e eleição de seus membros, a ASL – referência cultural no estado – tem marcante história na defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando as derivações das culturas estadual e nacional. Maiores informações sobre a ASL e seus acadêmicos encontram-se no site www.acletrasms.org.br.

Os atuais membros da ASL são: Ana Maria Bernardelli; Abrão Razuk; Altevir Soares Alencar; Américo Ferreira Calheiros; Antônio João Hugo Rodrigues; Augusto César Proença; Elizabeth Fonseca; Emmanuel Marinho; Enilda Mougenot Pires; Francisco Leal de Queiroz; Geraldo Ramon Pereira; Guimarães Rocha; Henrique Alberto de Medeiros Filho; Humberto Espíndola; Ileides Muller; José Couto Vieira Pontes; José Pedro Frazão; Lenilde Ramos; Lucilene Machado Garcia Arf; Maria Adélia Menegazzo; Marisa Serrano; Orlando Antunes Batista; Oswaldo Barbosa Almeida; Paulo Corrêa de Oliveira; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Paulo Tadeu Haendchen; Pe. Afonso de Castro; Pedro Chaves dos Santos Filho; Raquel Naveira; Reginaldo Alves de Araújo; Renato Toniasso; Rubenio Marcelo; Samuel Xavier Medeiros; Theresa Hilcar e Valmir Batista Corrêa. Marcos Estevão dos Santos Moura e Sérgio Fernandes Martins foram eleitos e aguardam respectivas solenidades de posse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo