Rússia invade a Ucrânia e guerra começa no Leste Europeu

A Rússia invadiu na noite desta quarta-feira (23) a Ucrânia e lanço vários misseis em direção a áreas na fronteira entre os dois países, causando a morte de pelo menos 18 civis.

Wladimir Putin, líder da Rússia, justificou a ação militar para proteger os separatistas no Leste, e ameaçou os demais países que tentarem interferir ou ajudar os ucranianos.

Já a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu a Putin que cesse imediatamente as hostilidades, enquanto que o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que uma guerra na região será catastrófica, principalmente para os europeus.

Um prédio residencial localizado na Chuhuiv, na Ucrânia, foi bombardeado e destruído nesta quinta-feira (24) – Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia/Reuters/Divulgação)

Repórteres estrangeiros que estão em Kiev, capital da Ucrânia, disseram que o país está sendo atingido por uma segunda onda de mísseis, os quais estão arrasando prédios residenciais e governamentais.

Um correspondente da Agência de Notícias Reuters disse ter ouvido por volta das 12 horas (horário local), uma série de explosões em Kiev. O ataque está sendo direcionado a centros de comando militar ucraniano, mas algumas bombas estão atingindo também áreas civis.

Um dirigente do Ministério do Interior da Ucrânia, que pediu para não ser identificado, disse que os mísseis russos estão sendo direcionados para os centros de comandos instalados em várias cidades do país, incluindo a capital Kiev.

Os Estados Unidos, Itália, França, Alemanha e outros países europeus, já pediram para todos os seus cidadãos deixarem a Ucrânia imediatamente. Cerca de 20 brasileiros estão em um hotel em Kiev, e não conseguem deixar a Ucrânia.

Eles pediram a Embaixada Brasileira em Kiev ajuda para deixar o país, mas até o momento o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não sinalizou se irá ajudá-los.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação e que a embaixada brasileira em Kiev pediu aos brasileiros que mantenha a calma, e que permaneçam em casa, exceto se ouvirem sirenes pedindo que saiam das residências.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse através do Twitter, que a Rússia iniciou uma invasão completa do país, e que cidades pacíficas estão sendo violentamente bombardeadas.

Putin iniciou uma invasão completa da Ucrânia. Cidades pacíficas estão sendo atacadas“, disse Dmytro Kuleba.

A Guerra na Ucrânia pode desencadear uma nova crise econômica mundial, já que afetará diretamente a bolsa de valores de diversos países, podendo inclusive fazer com que o Dólar e o Euro atinjam valores elevadíssimos, quebrando a economia de países emergentes, como o Brasil.

As Bolsas Europeias e Asiáticas despencaram nesta quinta-feira (24) e o preço do barril e petróleo atingiu o maior valor em 7 anos, passando dos US$ 100 (dólares) pela primeira vez desde 2014.

A Bolsa de Valores da Alemanha, a maior economia da Europa, e muito dependente de insumos energéticos vindos da Rússia, caiu cerca de 3,7 hoje, o menor patamar desde março de 2021.

Já a Bolsa de Valores de Londres (FTSE – sigla em inglês), capital da Inglaterra, caiu cerca de 2,6%. A moeda russa, o Rublo, caiu 7% em relação ao Dólar, uma desvalorização significativa.

A Bolsa de Valores de Moscou, capital da Rússia, suspendeu as operações hoje, e não há previsão para que os serviços sejam retomados.

Em tom de ameaça, as autoridades russas disseram que a venda de petróleo para vários países poderá ser suspensa caso o país sofra sanções econômicas por parte dos Estados Unidos e demais países europeus.

Com informações das Agências France Presse, Deutsche Welle e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo